segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fechamento Janeiro 2016 | R$ 189.551,67 (+4,69%)

Bom dia amigos da Blogosfera de Finanças!

Este é meu post de fechamento! Gostaria de manter os registros por aqui, então vou postar meu fechamento de Janeiro / 2016, para semana que vem já colocar o de fevereiro/2016!

Utilizarei o sistema de Cotas do AdP, pois vejo ser a forma mais correta de avaliar a rentabilidade.

Vou focar os valores que eu tenho em carteira, até eu decidir como informarei o apartamento por aqui.

Então vamos lá!

Variação da Carteira (aportes + rendimentos): R$ 8.487,09 ( + 4,69%)

Como podem ver, sou beeeem conservador nos meus investimentos, sendo que só dinheiro guardado em LCA / LCI do Banco do Brasil!

Apenas em Janeiro entrei no Tesouro Direto;

Vou explicar:
- Até pouco tempo, eu tinha como meta quitar meu apartamento que estou pagando, já na entrega das chaves! Optei então, em guardar meu dinheiro na LCA do BB, com taxa de 84% DI.

Pois é, sem que nem de longe é a melhor taxa, porém o BB possui uma liquidez muito boa para LCA (só 3 meses de carência), se tornando então uma opção interessante para mim, sem IR (porém baixa rentabilidade).

Mas em janeiro mudei de estratégia: não irei mais quitar o saldo devedor (farei um financiamento! mas isso explico mais tarde...) e vou transferir meus investimentos em TD, pelo menos até ocorrer um equilíbrio com a LCA aplicada.

Minha intenção é utilizar LCA como fluxo de caixa (já que possui rentabilidade diária e ausência de IR), e liquidá-la até chegar na casa dos 40K, onde será a Poupança de Emergência.

Aplicar praticamente todo meu salário em TD, até chegar na faixa dos 100k;

A partir dae, vou precisar muito da ajuda de vocês, pois gostaria de começar a aportar em FII;
Assim que tiver uns 100k de FII, partiria para ações;

Não mexo nisso hoje pois tenho que dar uma estudada primeiro..

Abaixo, a evolução da Carteira no último ano + mês atual.


Como eu havia dito anteriormente, coloca quase todo meu dinheiro no apartamento, algo que não estou fazendo mais.

Abaixo, a proporção de quanto estava imobilizado, no último ano:
A tendência é a proporção do apartamento ficar cada vez menor.


Bom pessoal, é isso!
Semana que vem posto o fechamento de fevereiro / 2016!

Grande abraço e obrigado pelas visitas / comentários!

PJ;




2 comentários:

  1. Rapaz, legal seu blog, sua história de vida também...
    Comecei a acompanhar esse lado de finanças pessoais e em investimentos no final de 2014. Estou longe de ser expert, principalmente, em razão da matemática financeira e contabilidade, mas curto bastante os investimentos.
    Eu estava empolgado com o início do blog, mas, com todo o respeito, acho que você deveria estudar um pouco o mercado de ações, ETF's (principalmente)... Sua carteira é muito conservadora!
    Estou adentrando no universo dos ETF's. Eu iniciei com a renda variável do mesmo jeito que vocÊ: iniciando pelos FII's, por acreditar que eram mais seguros do que as ações, resultado: aportei um pouco em 3 FII's. Hoje, depois de pesquisar um pouco pela internet, percebo que teria sido mais interessante ter aportados tudo em ETF's, principalmente, pelos custos envolvidos e, até mesmo, em razão do meu objetivo de médio prazo que é de comprar um imóvel para mim e minha família.
    Espero que não veja como uma mera crítica! É só um conselho de origem (oriental) rs
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, é de comentários assim que eu 'preciso'.. agradeço muito a dica e vou dar uma pesquisada a respeito!

      Pois é, tenho ciência que é uma carteira super conservadora ainda... sei que sou meio cagão (não só com investimentos, acho que com tudo na vida), gosto de entender primeiro, comer pelas beiradas para depois me aprofundar... e já perdi algumas oportunidades com isso (não só relacionadas a dinheiro).

      Grande abraço e obrigado pelas visitas!

      Excluir