segunda-feira, 28 de maio de 2018

E está caindo.. caindo...

Olá amigos!

Farei o fechamento do mês somente daqui alguns dias, mas confesso que, financeiramente falando, estou louco para que maio acabe logo!

Que mês horrível! O pior disparado na minha breve jornada de investidor.

Minha carteira está em -3,95% no mês. Devolvi praticamente toda a valorização que tive este ano...
A variação em reais, neste exato momento, está em -R$ 13.034,33. Tendo 57% dos meus ativos financeiros na renda variável, estamos expostos a este tipo de variação.



Pesquisas indicando Bolsonaro no segundo turno, Greve dos Caminhoneiros, indicadores econômicos/sociais abaixo do esperado, realmente o Brasil não é para amadores.

Alguns mais animados estão indo as compras. Eu não estou com liquidez para isso (provavelmente só irei aplicar os rendimentos nos próximos 2 meses), mas não vejo perspectivas de melhoras.

Fico imaginando a época de 2008, tudo derretendo. Creio que não chegará nesse ponto... mas a sensação de "perder dinheiro" (entre aspas, pois não encerrei as posições) não é boa.

Bom, não criemos pânico. Ainda estou "no lucro" nas minhas posições, mas irei agir com cautela todo o resto do ano, Eleições está imprevisível.

E vocês, caros colegas? Impacto forte por aí também?
Vou começar a estudar mais Macroeconomia, e um pouco de análise gráfica também (esta, me mostra muito do comportamento humano nas negociações).

Grande abraço

38 comentários:

  1. Estou negativo em FII, Criptomoedas. Será um fechamento desanimador. Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Tamos juntos", o salário caiu hoje e por isso sempre começo a trabalhar no fechamento mensal nessa data... só muita cabeça fria e se desligar um pouco das finanças pra sobreviver à tormenta.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr IF365, tormentas que nos fazem perder dinheiro. Muita cabeça fria nessa hora mesmo! abraços

      Excluir
  3. Indo pros -6% aqui, esperando o fechamento do mês para ver se alguém conseguiu pelo menos deixar o nariz pra fora neste maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esses 2 últimos dias do mês tenham sido bons para você Bicho Papão, por aqui deu uma leve recuperada

      Excluir
  4. Relaxa... aportei 14K e estou com menos que o começo do mês. Nem sempre se ganha, mas tem umas coisas bem interessantes aparecendo. Devagar e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando aparecer coisas melhores Anon, vamos ver os próximos meses

      Excluir
  5. Difícil alguém escapar Japa. Estou sem grana para comprar agora, assim girei um pouco o patrimônio hehe... Por hora vem dando certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deveria ter uma gestão mais ativa do meu patrimônio, mas o medo e a preguiça as vezes falam mais alto!

      abraços e sucesso investidor inglês!

      Excluir
  6. Relaxa, isso creio que seja passageiro !! logo recupera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe né? Vamos aguardar os próximos capítulos!

      Excluir
  7. Olá Japa,

    Estou muito no vermelho. É assim mesmo. Como não vou vender, não me preocupo com isso. Vou aproveitar e comprar algumas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu me preocupo um pouco. Será que não poderíamos ter vendido, e na sequencia comprado com preço menor? Fazer alguns swing trades de vez em quando não faz mão, se for no tempo certo! Abraços!

      Excluir
  8. Eu não calculo rentabilidade, mas o patrimônio está menor agora que no começo do mês, mesmo com o aporte kkk

    Eu não me estresso, sigo confiante no plano traçado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concursado, seria bom começar a calcular a rentabilidade! É um ótimo indicador para ver como está nossa estratégia!

      Abraços

      Excluir
    2. Na minha opinião, não tem utilidade alguma, nem para a análise fundamentalista, nem para a análise gráfica. É só um fator psicológico, pro bem (se estiver em alta), ou pro mal (se estiver em baixa).

      Eu penso assim, se o investidor gosta de calcular, não tem problema. Eu não gosto, por isso não calculo.

      Se não tomamos decisão baseada na rentabilidade, qual a utilidade de calculá-la?

      Se estiver alta, vai vender ou comprar? Se estiver baixa, vai vender ou comprar?

      Não, pois a decisão de comprar ou vender é tomada com base em outras premissas.

      Excluir
  9. Eu que o diga, fiz a merda de não realizar lucro por uma insegurança burra e agora estou vendo todo o lucro ir ladeira abaixo com a Nano derretendo.

    Eu entrei com 28k em março pegando 1 BTC, mesmo com as duras quedas eu me mantive resilente e consegui bater 50k no começo de maio, MAS, infelizmente não realizei o lucro no topo por uma bobeirinha de talvez mandar pro endereço errado, com isso acabei mantendo a posição e estou vendo tudo ir pelos ares.

    Os desenvolvedores vão precisar mostrar bastante serviço pra ela se recuperar desta vez.

    ResponderExcluir
  10. Eu não estou calculando rentabilidade no meio do mês. Mas imagino que esteja ainda bem pior.
    Mas eu não estou nem aí. Isso são só números, não é um dinheiro que eu esteja precisando para meus gastos do dia a dia.
    Me preocupa mais o futuro do país do que o desempenho da minha carteira no momento.

    ResponderExcluir
  11. Fala PJ!

    Ainda não olhei minha carteira para fazer meu fechamento, mas devo imaginar.

    Mas vamos seguindo em frente.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Não muda nada Japa, esses preços aí.
    Já fiquei negativo em -100 mil, bovespa a 36k.
    Comprei de pá. O lucro vai vir com o futuro.
    A bolsa sempre sobe.
    MAntenha a calma, nao venda nada pq aí sim vai ser prejuizo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Prejus não realizados por aqui também Japa. Só muita paz espiritual para seguir tranquila. Vou viajar, o que vai em fazer ficar mais por fora de tudo.
    Vou fazer o fechamento mensal amanhã. Justo no mês que eu esperava chegar na 1M...a vida tem dessas né? Abs!

    ResponderExcluir
  14. que braba japa, mas como os amigos disseram ai em cima, é assim mesmo. Estava querendo muito entrar agora na bolsa, mas fico ainda receoso com isso tudo.
    Um abraço meu amigo, se mantenha firme.

    ResponderExcluir
  15. Fala Japa, ótimo blog o seu, parabéns pelo conteúdo.

    No negativo aqui em ações e FIIs, meus únicos investimentos no momento, ainda não calculei quanto, vou fazer isso para montar meu "super" fechamento no primeiro mês de Bolsa, já comecei com o pé direito #sqn

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. É hora de utilizar o caixa para comprar mais.

    Não é a primeira queda e nem será a última.

    Fica tranquilo e reveja a sua estratégia se não se sentir confortável com ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou confortável, gosto dos meus ativos. Registro mais para ficar como diário mesmo hehe. Abraços!

      Excluir
  17. Por enquanto estou com -10,10% hahaha vamos ver se hoje recupero ou perco

    Segui meu cronograma de aporte normal, não comprei mais só por causa da queda, até por conta de outros investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -10% negativo é forte heim! Recuperou nos 2 ultimos dias do mês?

      Abraços

      Excluir
  18. Cara, realmente, que mês terrível. Ver a rentabilidade derreter na frente dos olhos, não é para fracos. Mas faz parte da RV.. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte. Tenho alguns ativos que contrabalancearam minha rentabilidade (atrelados ao dólar) mas eles não foram suficientes para aguentar o baque geral

      Abraços

      Excluir
  19. Esse mês foi foda mesmo.
    Fechei -1,7% de minha carteira (RF+RV).
    Na RV fechei -6,10 (ações -7,75% e FII -4,50).

    A RF segurou bem, mas não o suficiente para um valor desse. Mas, oscilações acontecem. Temos que nos manter firmes no planejamento.

    ResponderExcluir
  20. Para quem está começando agora o impacto é forte. Mas também é uma boa oportunidade para aumentar posições em alguns ativos. ^^'

    https://rumomilionario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A dúvida de sempre é: Vai cair mais, ou teremos recuperação?

      Excluir
  21. Agente sabe que isso e assim mas nos ficamos tristes quando estamos perdendo dinheiro

    ResponderExcluir