quinta-feira, 23 de abril de 2020

Fechamento Março 2020 | R$ 538.573,71 (-12,4%)

Olá sobreviventes da Blogosfera!

Depois de um bom período parado, eu voltei, pelo menos para dizer que ainda estou vivo (ultimamente esta frase tem um peso diferente) e relatar minha situação financeira dos últimos dias!

Já se foram quase 5 meses desde a minha última postagem. De lá para cá, muita coisa aconteceu: CoronaVírus, Petróleo negativo... e eu cheguei a ficar milionário por alguns dias, antes de tudo desabar...

Pois é, somando todo meu patrimônio, cheguei a valores que passaram 7 dígitos. Fiquei muito feliz, mas, felicidade do Pobre Japa durou pouco.

Fevereiro e Março, como um urso enfurecido, jogou tudo para baixo! Além de lidar com a saúde mental devido a situação de pandemia e quarentena, ver seu patrimônio derreter não foi nada fácil.

Mas em resumo, tentei comprar um pouco, mas as quedas foram bem significativas, tanto que final de março meu patrimônio estava menor do que em outubro (isso porque tive 13º, Férias sem viagem e tudo mais nesse período). 

Em todo caso, ainda estou empregado, minha família também está, e todos com saúde. Minha namorada está com o contrato suspenso (na empresa dela muitos foram desligados), então ela está recebendo 30% do salário pela empresa e 70% do que seria o seguro desemprego dela pelo Governo, enquanto durar esta suspensão... e depois ela terá estabilidade no período em que a suspensão ocorreu.

É um momento muito delicado, onde liberais viraram intervencionistas, economistas viraram médicos, e todo mundo virou virologista.

E a crise no mundo real está mostrando afinal, quem estava nadando pelado. Talvez em um post futuro eu dê meu palpites sobre análise dos dados que tive acesso, e comento com mais profundidade sobre o SARS-CoV-2

Voltando sobre a minha carteira, alguns números assustadores que eu tive:

- De 20/fevereiro a 18/março, período marcado por sucessivos circuit breakers, meu patrimônio variou -R$ 176.281,83... Ou seja, em 1 mês, caiu mais do que eu ganho de salário em 1 ano e meio.


- Eu cheguei a ter R$ 660K em ativos financeiros, e somando com meu apartamento, cheguei a ser um "milionário", pelo menos por uns 5 dias. Foi uma sensação boa que logo logo irei senti-la novamente.

- No final de março, ainda possuo R$ 538K.... e bom, ainda não acabou, mas deu para sobreviver a essa primeira onda.


Bom amigos, é isso!
Espero que todos estejam com saúde e bem, na medida do possível.

Nessas horas de crise que se observa como é importante ter uma vida simples, uma disciplina para aportes e uma reserva de emergência...

Fiquem em casa se possível, ajudem e doem o que puderem, priorize o pequeno comerciante, seja responsável, e não tenha político de estimação...

Grande abraço!

15 comentários:

  1. Pense sempre no relativo, esqueça o absoluto.
    Estamos vivendo um momento de grandes oportunidades.
    Nunca desperdice uma crise!

    ResponderExcluir
  2. Japa, tudo bem?

    Que bom que voltou a escrever, fiz um comentário no seu último post, antes deste, depois da uma olhada.

    Vou te adicionar no meu blogroll

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom retorno meu caro Japa.
    Em momentos de crise devemos aproveitar as oportunidades que surgirem.

    Abraços IV.

    ResponderExcluir
  4. Patrimônio caiu, más no longo prazo deve recuperar. Nesse momento o principal é nos mantermos vivos e ajudar as pessoas que amamos também se manterem ...abraços e não suma.

    ResponderExcluir
  5. É triste ver o patrimônio caindo com a baixa nos preços, mas por outro lado, pra quem ainda está na fase de acumular, aportando todo mês, é bom pra comprar ações mais baratas, no longo prazo essa queda pode te deixar mais rico.

    ResponderExcluir
  6. Ver o patrimônio caindo é duro, e quando você de fato assiste isso, é mais cruel ainda. A teoria é muito legal, "olhe a qualidade dos ativos", "você não fica vendo todo dia o preço do seu AP", tudo isso tá correto, mas que corta o coração de ver o HomeBroker todo vermelho, ah isso corta

    ResponderExcluir
  7. Milionário por 5 dias, tá bom demais! kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Um dos posts mais sensatos que vi sobre falando sobre o Covid-19 e finanças Japa, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Por isso deve botar stop em tudo, mesmo que você tenha a filosofia do hold.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Japa não deixe de postar. Gosto de acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal uma dica invista em fundos imobiliários e ganhe dividendos todos os meses
    vou deixa aqui um link de 10 cursos sobre fiis para iniciantes.
    https://escoladinheiroonline.com/melhores-fundos-imobiliarios-de-2022/

    ResponderExcluir
  12. É pobre japa que bom que você voltou mas já parou de novo depois de ganhar dinheiro desaparece. Uma ajudinha para ganhar dinheiro. https://escoladinheiroonline.com/simpatia-para-ganhar-dinheiro-em-24-horas/

    ResponderExcluir