quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Fechamento Agosto 2019 | R$ 512.101,86 (+1,77%)

Olá caros leitores!

Segue abaixo meu fechamento financeiro referente a Agosto de 2019:


Achei que o mês estava perdido, mas na última semana o mercado se recuperou e fechei positivo. Rentabilidade 12 meses em 20,00% ! Considero muito consistente, já que ainda tenho conhecimentos relativamente limitados de investimentos.



Carteira de ativos financeiros segue crescendo firme e forte.

Deixa eu contar uma situação que me aconteceu esta semana:

Estava eu, voltando para o hotel onde estou hospedado, em uma capital do sudoeste de nosso país, quando decido parar e pedir um McDonalds. Pedi a promoção 2 por 14,90 e me sentei para comer...
Abri minha Coca 600ml que estava comigo... e comecei a pensar na minha vida.

Sabe o que veio na minha cabeça? Que com 12 anos (uns 20 anos atrás), comer McDonalds para mim era somente quando meu primo rico vinha me visitar, e minha tia pagava uma McOferta para nós. Eu lembro que para minha mãe, era um lanche muito caro e a visão que eu tinha daquilo era realmente de "ostentação".

Ostentação? Oi?
Um BigMac... ostentação para um garoto de 12 anos. Que mudança de parâmetro, pois hoje só como Mc em situação de praticidade mesmo (e por questões de saúde, nem recomendo).

Ainda voltando para o hotel, eu estava a pé (afinal não passa de 20min de caminhada, e eu estou muito sedentário) comecei a pensar sobre qual a percepção que eu "projeto" para o mundo. Certamente quem passava por mim não iria imaginar que possuo R$ 850K em patrimônio, sem nenhuma dívida.

E bom, isso é MUITO DINHEIRO. Percebi que esse valor ficou totalmente abstrato para mim. Não tenho noção do que R$ 850K poderia me proporcionar de conforto e outras coisas. Até porque meus hábitos não mudaram muito desde que comecei a trabalhar. Eu aparento um trabalhador médio de 32 anos ganhando seus 2.800/mês, indo pegar um ônibus.

Eu tinha um celular comprado em 2016, que paguei uns R$ 1.100 nele na época. Em janeiro de 2019, depois de um bom tempo "namorando", decidi comprar um celular chinês, pagando R$ 2.500 nele!

Realmente não sei porquê não fiz isso antes. Esse gasto representou 00,3% do meu patrimônio na época, mas me proporcionou um "ganho" de uso incrível! Processador OctaCore, 8GB RAM, 128GB de espaço, câmera muito boa, pagamentos via NFC... enfim. 

Será que o Pobre Japa comprou um HUAWEI ?
Claro, talvez a minha "pãodurisse" nisso foi em ter escolhido um chinês ao invés de um SAMSUNG ou Iphone da vida, onde o equivalente sairia por uns R$ 4.000... mas é que até então eu tinha um bloqueio mental em gastar mais de 2K em um celular.

E olha só, não é o caso (e provavelmente, devido a minha condição profissional, não irei fazê-lo) mas, confesso que namoro um carro aí que custa R$ 40.000, e que representaria 4,7% do meu patrimônio! O dedo coçaaaa... mas de carro ainda estou longe...

Bom, é isso. Essa evolução da condição financeira me deixa tranquilo, confesso. 
Mais 3 anos trabalhando, acho que chego ao MILHÃO (sem contar o apartamento) e talvez já chute o pau da barraca de vez.

Abraço a todos!

22 comentários:

  1. Ter um patrimônio pra te gerar uma segurança financeira é muito bom, gosto muito de ter esse tipo de conforto. No meu caso tenho uma casa, carro e moto pagos e um patrimônio de 130k crescendo mensalmente. Acordar todos os dias sem divida nenhuma isso não tem preço. Boa sorte e vamos em frente rumo a um futuro livre.
    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presente já é livre Anderson... tranquilidade é muito bom mesmo

      abraços

      Excluir
  2. um milhão acho bem pouco para parar de trabalhar.
    Mas, é só minha opinião.
    Abraço e parabéns pela vida econômica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil dizer que eu iria parar, mas somente baixar o ritmo, hoje eu trabalho bastante, tipo muito mesmo! hehehe

      abraços

      Excluir
  3. Depois nego reclama que está com depressão. O Cara deixa de viver o agora, pensando somente no futuro, vive uma vida meia boca de classe C e acha que será feliz quando conquistar a "if" ai meus ovos. Eu particularmente já estou cansado de ver na Finansfera essa mesma ladainha, o Corey foi a prova que sempre estive certo no meu pensamento.

    Acredito sim que é necessário acumular patrimônio, o ideal é sempre separar alguma porcetagem do salário, mas acredito firmemente que o segredo é se recompensar quando bate METAS. Na sua cabeça de titica de galinha, tirar 40k do seu patrimônio é 4,7% que você está tirando dele e menos 1 ano de "IF" pqp, que pensamento de mongol. Cara , porque você não faz assim, " Quando eu bater os 650k , irei me presentar com um carro do meu agrado , sendo ele 50 , 60 , 100mil " .

    Porra velho, acorda pra vida, ela está passando, não deixe pra viver no futuro oque você pode viver agora, acumule seu patrimônio, mas saiba equilibrar as coisas, andar de ónibus com 600k de patrimonio é chimpinse demais, nesse ritmo, você nunca irá se contentar, quando bater os 1milhão, vai querer 2 , quando bater 2 vai querer 4, quando se é escravo do dinheiro, é isso que acontece.

    Outra dica que eu também dou para você sair desse Limbo, experimente doar uma parte do seu dinheiro todo mês, você vai ver como o seu espirito iráfortalecer e finalmente você irá parar de ser um escravo dele.

    Abraços, fique com Deus , desculpa se eu te ofendi, mas realmente acredito que você precisa de um chacoalhão.

    Beta com 150k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, não me senti ofendido jovem beta anon de 150k.
      Eu comentei que, aos olhos do mundo, eu "pareço um cara indo pegar ônibus". Mas é algo que não faço a um bom tempo, desde que inventaram o Uber...

      Eu posso ter 1 Milhão, e mesmo assim não compraria carro hoje.

      Como disse: "devido a minha condição profissional, não irei fazê-lo".

      Meu trabalho hoje consiste em viajar, MUITO, pela empresa (e consequentemente pago pela empresa). São grandes distâncias, logo eu viajo bastante de avião. Não vejo sentido em gastar 40K em um carro que mal irei usar. Na minha cabeça não faz sentido comprar, simplesmente por que tenho capacidade para tal. Acho que minha vontade não é tão grande para ter um carro e usá-lo 5 dias no mês

      Abraços e continue comentando!

      Excluir
    2. Então aí está certo , nesse caso não compensaria mesmo. Outra coisa também é esse negócio de trabalho, tem que ver oque você gosta de fazer também, juntar dinheiro para parar de trabalhar acho um Bulshitt da porra do Século 21, isso não existe ! Todo mundo que para de trabalhar tem sintomas de depressão, fomos feitos para desenvolver esse mundo e ajudar outras pessoas, acredito ser esse nosso propósito aqui na Terra.

      Acho válido você ter um objetivo a alcançar, mas tem que ver que objetivo é esse, é parar de trabalhar ? é trabalhar no que você gosta ? é juntar 1bilhão ? então tem que ver

      Eu particularmente sei oque eu faria se eu tivesse o capital que você tem e sem sombras de Dúvidas eu teria um estilo de vida bem bacana, porque o rendimento desse capital já pagaria qualquer luxo que eu iria querer ter. Eu já viveria como estivesse na IF, meu patrimonio continuaria acumulando, porque eu ia aportar com certeza, só que o rendimento dele eu iria gastar a vontade, sem medo de ser feliz.

      Esses dias li um Blog, acho que é do Investidor de Exatas , ele não posta muito, mas sempre faz o balanço mensal, quando li o post dele fiquei bem feliz, porque vi que ele é um cara que acumula patrimônio, mas ao mesmo tempo tem Uma casa legal , um carro bacana, uma mulher com filhos, então ele me parece ser um cara que sabe equilibrar as coisas, viver o presente enquanto tem 500k na conta rendendo.

      Beta com 150k

      Excluir
    3. Uma última coisa, uma vez uma sábio me falou uma coisa bem interessante.

      Nós seres humanos, depois que pegamos amor pelo dinheiro, temos uma grande dificuldade de tirar dinheiro da nossa carteira para fazer alguma coisa, que no seu caso seria esse exemplo que você deu de tirar 4,7% do patrimônio haha.. Apartir do momento que você ao invés de ver as coisas assim, separar uma grana todo mês que vai pro "Fundo de diversão" e nesse fundo voce ja tiver 40k, você nao irá ter problema nenhum em comprar um carro com esse dinheiro, porque na sua cabeça , você não ta tirando essa quantia do Bolo que voce juntou.

      Beta com 150k

      Excluir
  4. Parabéns Japa pelo patrimônio! Acho que o anônimo quis dizer é que devemos ter equilíbrio. Saber aportar e aproveitar a vida, esse é o caminho.

    ResponderExcluir
  5. Também penso como as coisas quando eramos crianças pareciam inalcançáveis. Meus pais sempre diziam, x é super caro! Não dá pra comprar y e etc. Quando na verdade meus pais nunca fizeram sacrifícios por mim, como qualquer nordestino muquirana, botou os filhos no mundo para ajudar na casa. Agora que o dinheiro vale muito menos, ainda sim seria possível levar uma vida confortável e comparável as outras crianças do meu círculo social. Para ter noção até os favelados eram mais ricos do que eu na escola. Meu pai até pouco tempo estava ganhando mais do que eu mesmo sendo analfabeto!

    As únicas vezes que a gente comia no mcdonalds o lanche era compartilhado, quando íamos no flipper do shopping e passávamos a tarde usando as máquinas bugadas que permitiam jogar de graça.

    Enfim, esse tempo passou. Só tomo na cabeça com esses investimentos furados, mas estamos na batalha, pois pelo menos tenho alguém gostando de mim.

    Sembro amarelo de cu é rola.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fala Japa esta igual eu em relação ao carro, porém eu vou precisar para sair esporadicamente já que ando durante semana de CG veia.

    ResponderExcluir
  7. PJ,
    Excelente rentabilidade acumulada! Existem muitos produtos chineses com melhor relação custo/benefício. As vezes pensamos que é porque é da China que não tem qualidade. Mas lá produzem coisas de todos níveis.

    ResponderExcluir
  8. O cara é feliz vendo o patrimônio crescer... qual é o problema nisso? as pessoas se preocupam demais com a vida alheia... pqp...
    Pobre Japa estou vendo o seu futuro como o do VR rs (sem juízo de valor).

    ResponderExcluir
  9. Olá, PJ
    Eu sou da equipe que não tem carro também kkk
    No meu caso, o ônibus casa - trabalho é bem tranquilo, o ônibus é vazio e eu acho de boa. Quando estou com pressa, uso uber. Quando me perguntam quando é que vou comprar um carro, sou franca: quando sentir vontade (e tiver dinheiro, claro, mas essa parte não preciso falar kkk).
    Cara, me identifiquei bastante contigo falando aí do Mc. Comi Mc já com uns 19 anos, acredita? Além de morar em cidade de interior, quando eu ia pra capital minha mãe não comprava. Agradeço muito por ser equilibrada e ter a escolha de não comer apenas porque não quero.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Fala Japa, é muito bom mesmo ter um patrimônio que te proporciona tranquilidade, e ainda mais depois de chegar no grande milho e poder chutar o pau da barraca, deve ser incrível. Também me recordo de várias situações de infância bem complicadas, acho que minha primeira roupa comprada foi na adolescência, pois todas as outras eram doadas ou aproveitava do meu irmão, alias por falar nele nos dividíamos até os calçados e sandálias, por isso cada um estudava em horario diferente para dar tempo do outro chegar. Porém apesar das dificuldades e apuros nosso pais sempre nos ensinou o certo e o errado e apesar de tudo não precisamos recorrer ao mundo do crime e drogas, apesar da nossa volta estar cheio, nossa mãe sempre disse que não podia dar tudo, mas pelo menos os estudos ela ia dar para nós, enfim foram tempos dificeis, mas sei que contribuiram para ser o que sou hoje, sucesso ai nos investimentos e parabéns pelo excelente patrimônio

    https://marombainvestidor.com/

    ResponderExcluir
  11. Pobre Japa, me identifiquei com seu relato em relação a lanche no Mc Donalds...aqui as coisas eram parecidas, na verdade nunca vi um Mc quando criança, um x-salada no centro já era coisa de luxo. Hoje, com 29, estou solteiro e posso sair sozinho ou convidar qualquer mulher para sair comigo e comer onde quiser (logico que o paodurismo também me segura) mas não me privo de umas boas comidas por ai rsrs
    Quanto o carro, mesma coisa aqui amigo, estou longe longe do seu patrimônio, mas já esta me coçando, ate o momento estou conseguindo me segurar. Hoje mesmo realizei um aporte que estava reservando para tal, mas DESISTI rsrs
    Abraço
    https://semeadorfinanceiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. 1,77% foi ótimo para o mês de agosto! Parabéns! Japa, Seus números estão cada vez mais impressionantes, é agora que a quantidade começa a fazer a diferença

    Aproveitando, Eu sou o Riquinho, voltei à postar (e agora com a força toda), mas mudei o nome do blog para Tubarão Investidor. Como sempre, você está no meu blogroll.
    Se puder atualizar meu site no seu blogroll eu agradeço!

    #TubarãoInvestidor #NãoSouSardinha #Rumoaomilhão

    Blog - www.tubaraoinvestidor.wordpress.com
    Instagram - @tubaraoinvestidor
    Twitter- @tubaraoinvest

    ResponderExcluir
  13. Aiai japa, me identifico demais com você! Somos felizes assim, não? Sucesso! =)

    ResponderExcluir
  14. Bacana o post, Japa. Deu pra filosofar aqui.
    Legal seu blog. Acabo de colocar no meu blogroll.

    ResponderExcluir
  15. japa voce merece um prêmio. 850k de patrimônio andando de ônibus e comendo MCoferta de 14,90.

    ResponderExcluir
  16. Japa, vi q vc consegue um aporte muito bom mensal...
    Olhando seu ultimo post vi que seu gasto eh na casa dos 2,5 a 3k mensais...
    Como vc junta na casa dos 7k mensais, seria uns 10k liquido o seu salario... ou uns 13/14 mil bruto?

    Vc mora em sampa capital? Pq gastar somente 3k por aqui nem sei como vc consegue! rs
    abss

    ResponderExcluir