terça-feira, 6 de abril de 2021

Fechamento Março 2021 - R$ 854.291,55 (+2,0%)

 Olá caros colegas!

Venho aqui compartilhar o crescimento do meu patrimônio, para quem sabe assim incentivar aqueles que estão no início da caminhada financeira e almejam um futuro mais tranquilo, pelo menos no aspecto financeiro!

Patrimônio em ativos financeiros hoje está em R$ 854.291,55... sendo que meu patrimônio total (contanto bens imobilizados e afins) já chega em R$ 1.260.666,80

Isso em pouco mais de 9 anos de trabalho (me formei com uns R$ 3.000 guardados)... somente com salários e investimentos, sem heranças, sem pirâmides, sem nenhum esquema mirabolante.

Alguns acertos pontuais (BTC + 596%, PRIO3 +348%, WEGE3 +199%... IVVB11 +170%) sozinhos acrescentaram R$ 156K na valorização do patrimônio...

....superando em 10x todas as minhas posições negativas ( - R$ 15K), portanto, até aqui, minha experiência com renda variável está se mostrando bem positiva.

Vida Profissional

Estou estagnado. Os números já mostram isso pois mantenho basicamente a mesma média de ganhos anuais há 7 anos. Apesar de não ter ainda nem 35 anos, e basicamente TODOS os meus pares e subordinados serem mais velhos do que eu, a frustração de não crescer e buscar novos desafios me incomoda a cada dia mais.

"Ah Pobre Japa, mas com esse patrimônio é só sair para outra empresa ou abrir seu próprio negócio e blá blá blá..."

Pois é! Mas tomar decisões tão bruscas assim nunca foi meu feitio, ainda mais por sempre sempre "conservador" e buscar caminhos mais seguros e planejados.

Para variar, estou envolvido em um projeto e pretendo terminá-lo antes de tomar qualquer decisão.
E isso está previsto para agosto/setembro...


Sobre Gastos e Despesas

A pandemia fez com que minha vida entrasse absurdamente no automático. O que me preocupa....

Sou um adepto do "Fica em Casa se possível". Não frequento festas nem churrascos nestas condições pandêmicas. Então NETFLIX, Amazon Prime e afins acabam sendo as opções de entretenimento para mim e minha namorada (além é claro, de escolher alguma coisa gostosa no iFood).

Alías, segue alguns filmes/séries legais que vi ultimamente:

FUJA, da Netflix

Um suspense que nos faz sentir bastante raiva ao longo do filme, mas que tem um final interessante!

JOIAS BRUTAS, Netflix

Adam Sandler aqui deita neste filme! O filme é rolo sobre rolo, dá uma angustia e prende a atenção.

THE OFFICE, na Amazon Prime

Deve ser a terceira vez que eu assito The Office... sou fã e recomendo para quem não conhece.

CORRENTE DO MAL, Amazon Prime

É um filme de Terror/Suspense diferente, mas achei bem interessante a premissa (O filme conta a história de uma jovem que é perseguida por uma entidade sobrenatural transmitida sexualmente)...

O final poderia ser melhor, mas mesmo assim ainda vale..


Finalizando as "dicas", essa situação tem feito com que eu tenha gastos relativamente baixos. Meu custo médio mensal está na faixa dos R$ 2.500... ou 0,20% do patrimônio atual!

Isso significa que meu gasto anual impacta em 2,4% meu patrimônio! Caraca isso é bem baixo não?

Outro número: Meu carrinho representa 1,84% do patrimônio.... mas provável que até o final do ano eu faça uma troca, e quem sabe já tenha um carrinho entre R$ 50k / 60k

Dito isso amigos, pergunto:

  • Qual a proporção interessante do patrimônio para se gastar em um carro?
  • Alguma dica de filme ou série para assistir? Ajudem o tédio do Japa aí!


Abraço a todos e se cuidem!


19 comentários:

  1. Japa, te recomendo o filme Hooligans (2005), talvez você curta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Já assisti Hooligans, com Elija né? Acho que até vou ver denovo..

      Abraços!

      Excluir
  2. Japa
    Excelente patrimônio! Sobre a questão que envolve o carro, eu tenho a opinião de que depende muito, mas o fator que eu levaria em consideração em seu caso é a frequência que utilizo. Se você roda bastante acho que vale a pena investir em algo melhor e mais seguro, principalmente.

    Adicionei seu blog à minha lista. Dá uma conferida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Diário de Valor!, vou te adicionar também!
      Pois é, no último ano, só estou utilizando o carro no final de semana... no caso é para ter um pouco mais de conforto mesmo.

      Abraços

      Excluir
  3. E aí, Japa!

    Legal a sua evolução. Imagino que eu leve mais uns 8 anos também pra chegar nesse seu patromônio, talvez minha trajetória acabe sendo similar à sua.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Japa,

    parabéns pelo patrimônio. seu gasto médio também me surpreendeu, nem na minha solteirice gastava tão pouco. :D

    Referente a aquisição de um carro, sugiro adquiri um carro mais simples enquanto está na caminhada de Independência Financeira. Para impactar minimamente nas despesas e consequentemente no seu patrimônio.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, gasto pouco pois tenho muitos benefícios da empresa, os custos são subsidiados..
      Então, carro simples eu já tenho hehe, até por isso pretendo até o final do ano quem sabe trocar por um melhor...

      abraços

      Excluir
  5. Japa a questão do carro tem fundamentalmente haver com o seu gosto.
    Mas 10% do seu patrimônio dá pra comprar um bom carro, se estiver disposto a gastar mais, com 15% do seu patrimônio você compra um bom carro com o valor de Ipva, seguro e uns litros de combustível inclusos.

    Mas como disse depende do seu gosto e estilo de vida. Mas essas porcentagens que citei não vão comprometer seu projeto de IF (a não ser que tenha planos de outros gastos como um imóvel) e se precisar depois você vende o carro e recupera a maior parte do que investiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é...10% do Patrimônio total seria uns 120mil reais, aí já é muito carro pra mim haha, tipo um Compass zero; mala demais...

      Eu gosto de Sedã, pegar algum 2014; por aí

      Abraços

      Excluir
    2. olha o ford fusion e concorrentes

      Excluir
  6. serie
    bojack horseman, muitas criticas sociais envolvidas no desenho.
    outlander
    suits

    -->carros estão absurdamente caros e não valem o preço...se for pegar seminovo ai o jogo muda, mas 0km ta absurdo

    acredito que o carro tem que cumprir a função dele na sua vida,dependendo da idade e do local que mora precisa de mais segurança e conforto mas eu sou adepto de ter carro o mais simples possivel (nada de bmw mercedez ou derivados), lacrar no insufilm e andar sem luxo e sem chamar atenção...hoje em dia carro bom só te deixa marcado pra bandidagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bojack já vi algums episódios soltos, mas deveria ver na sequencia.. boa dica!
      Outlander minha namorada é viciada, e realmente tem uma história legal..

      Meu primeiro carro foi 0km; mas hoje não vale mais a pena mesmo. Eu pegaria um usado 2014

      Abraços!

      Excluir
  7. sobre o carro: depende da utilização e necessidade. O que eu faria hoje: compraria um carro completão usado, até 60k. Apesar de que hoje os carros estão muito caros, não sei se vale a pena trocar de carro em época de "ficar em casa".

    Sobre entretenimento: assista séries! GOT, house of cards, man in the high castle, breaking bad, lost

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Japa esta na casa dos milionários parabéns

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Japa já esta chegando a casa dos milionários acredito que seja muito bom.
    quem deseja seguir os passos conheça os Melhores Investimentos Para 2022
    https://escoladinheiroonline.com/melhores-investimentos-para-2022/

    ResponderExcluir
  10. meu amigo você já é um Milionário muinta sorte para você

    ResponderExcluir
  11. Top fechamento japa o importante que aja crescimento.

    ResponderExcluir