segunda-feira, 6 de junho de 2016

Fechamento Maio 2016 | R$ 215.482,38 (- 4,47%)

Olá caros colegas da blogosfera

Segue fechamento de MAIO/ 2016:

Índices do mercado:
- IPCA Acumulado 12 meses (até abril/16): 9,28%
- Dólar Comercial 03/06 - R$ 3,54
- Taxa Selic 01/05 - 14,15%
- Taxa CDI 02/04 - 14,13%

Resumo:
- Carteira atual: R$ 215.482,38
- Variação da Carteira no período (mai/16): - 4,47 %
- Variação da Carteira no ano (até mai/16): + 18,43%
- Rentabilidade do período (mai/16): +1,55%
- Rentabilidade do ano (até mai/16): +5,79%

Situação da Carteira no final de maio / 2016 (usando sistema de Cotas do AdP):


 Histórico da Distribuição de Patrimônio entre Carteira X Apartamento para locação;

Evolução da Carteira nos últimos 13 meses:
 Distribuição do Patrimônio - Situação em Maio / 2016


No mês de maio, tirei férias, e nunca tive tanta despesas na minha vida. Exatamente R$ 15.254,21 foram gastos!

Porém, foram gastos esporádicos, que explico a seguir:

- Gastei R$ 5.950,00 para fazer uma septoplastia e uma rinoplastia! Agora estou respirando 3X melhor, e dei uma melhorada na estética do meu nariz, mas ainda está muito inchado... o médico disse que em 2 meses dá uma melhorada... agora é esperar para ver!

- Comprei os armários para o apartamento que irei deixar para locação! é um apê de 72m² de área privada, e os valores que fechei foram os seguintes:
  • Cozinha e área de serviço: R$ 5.360
  • Armário para Churrasqueira: R$ 335
  • BWC Social: R$ 392
  • BWC Suíte: R$ 551
  • Suíte: R$ 6.280
- Foi o melhor preço que achei, e a empresa parece ser boa, peguei umas referencias, vi os caras trabalhando... e a montagem será em 20 dias úteis. Consegui estes valores pois paguei R$ 3.900 de entrada, e o restante, ( R$ 9.000 ) pagarei assim que terminarem a montagem.. 

- Meu financiamento com a Caixa deu problema, que eu detalharei no próximo post... então tive que fechar as pressas com o Banco do Brasil! Isso foi mais R$ 1.950 de avaliação do imóvel.... Dinheiro não para de sair..

Enfim, deu tudo certo a cirurgia, deu certo meu financiamento, e achei um fornecedor interessante para os armários...

Em junho, terei mais R$ 6.500 de Registro do apartamento... pegar as chaves e começar a montar os armários.

Minhas férias acabaram, voltei a trabalhar, agora estou no Sul do pais, passando um frio danado! Mas está bom, o dissídio já caiu ( 9,3% de ajuste) e daqui pra frente é tentar alugar o apartamento (espero receber de R$ 1300 a 1500 de aluguel) e voltar as contas normais..

Sobre a minha carteira, estou torrando minha LCA do BB (que possui liquidez) e fazendo repasses fortes em TD (meta é chegar ao 100K por aqui), para na sequência, começar a investir em FII ( aceito sugestões de corretoras e de cotas para investir...)

Grande abraço!
PobreJapa



9 comentários:

  1. PJ, apartamento é isso mesmo, quando peguei o meu foi mais de 25 mil pra deixar ele todo prontinho, morei 4 meses e depois aluguei.
    Sobre os FII, eu migrei pra Socopa e tô gostando bastante. Ela não cobra corretagem na compra nem na venda e cobra 0,1% de custódia ao ano. Existem algumas que não cobram nem esta custódia mas ai vai do seu gosto, interface, se quer abrir conta em uma pra TD, outra pra FII, outra pra ações..... fica a seu critério.
    Logo logo vai querer são as dicas de quais FII comprar! kkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou monitorando algumas FIIs e pesquisando a respeito hehe

      Obrigado pelas dicas!

      Excluir
  2. Faz minha carteira parecer uma azeitona ! kkkkkkkkkkkk

    Bons ganhos ! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, Capaz... a sua está boa!
      A minha cresce em passos lentos..

      Excluir
  3. Que cirurgia barata foi essa?!

    Eu estava querendo comprar uns fiis mas, vi que muitos deles estão tendo retabilidade negativa (nunca vi isso).

    Por enquanto eu vou ficando nas açoes mesmo. Me fudendo com as flutuações diárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase 6K... esse barato foi ironia? heheh
      Apesar de que o preço ficou muito bom mesmo, mas é que a Septoplastia o plano de saúde cobriu, então eu paguei bem barato no hospital e anestesista (só a parte da Rino)

      O interessante da FII é o fluxo de dividendos, isso me atrai! hehe

      Abraços

      Excluir
  4. PJ Boa sorte no aluguel. Não entendi direito porque você está trocando LCI de 84% do CDI por TD.
    FII é bem interessante eu invisto desde 2014 só lamento que as cotas dispararam recentemente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversificar a carteira, expor mais a índices de inflação e longo prazo (minha LCA vence em 2017/18). Apesar de encontrar no mercado por ae % melhores, o bom dessa LCA é a liquidez D+0, então, vou tirando 'aos poucos', torrando em fluxo de caixa mesmo, e aportando 100% do salário em TD;

      A minha meta é ficar 100K em LCA (com liquidez), 100K em TD, e 100K em FII.

      Excluir
    2. PJ. Nada contra a LCI, bem pelo contrário 84% do CDI é mais que você terá no TD-Selic, pelo menos por dois anos, até a alíquota de IR cair para 15%. Agora, se você está aplicando em TD-IPCA+ a conversa é outra - você está protegendo parte do patrimônio da inflação, com a possibilidade de ganhar num trade se as taxas caírem mais até o vencimento do título (ou de ver seu saldo diminuir se elas subirem). Estou pensando em retomar os aportes na TD-IPCA+19 para proteção contra inflação.
      Quanto às corretoras, uso a XP, Easynvest e Socopa. XP pois comecei lá e tem escritório de assessores na cidade onde moro. Depois abri conta na Easynvest pois não cobra taxas no TD, mas até agora não migrei nada da XP para lá. Socopa abri esse mês e quero operar FIIs e B&H - fiz uma compra e ainda não olhei a nota de corretagem.
      Fiz um post sobre TD hoje - aparece lá!!!

      Excluir