sexta-feira, 17 de março de 2017

Fechamento Fevereiro 2017 | R$ 281.223,67 (+6,6%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de FEVEREIRO / 2017:

Resumo:
- Carteira [ líquida ] atual: R$ 281.223,67
Valor gasto no imóvel até fev/17: R$ 210.394,77
- Valor Total de Patrimônio (carteira + apê): R$ 491.618,44

- Variação da Carteira no período (fev/17): +6,6%
- Variação da Carteira em 12 meses (até fev/17): + 41,6%
- Rentabilidade do período (jan/17): + 2,67%
- Rentabilidade do ano (até jan/17): + 5,05%
- Rentabilidade em 12 meses (mar/16 a fev/17): + 16,88%

Índices do mercado:
- Dólar Comercial 01/03 - R$ 3,09
- Meta Selic - 12,25%

Situação da Carteira no final de FEVEREIRO / 2017:

Evolução da Carteira - Histórico Completo - Registros de Fevereiro




Distribuição do Patrimônio - Histórico até Fevereiro / 2017:



Olá amigos!

O atraso no fechamento se deu porque estava viajando, e pra ser sincero não quis nem saber de finanças! Fui viajar, conhecer lugares novos e tentar relaxar. Foi uma viagem bem legal e quem sabe em breve eu posto sobre ela aqui.

A alta variação se deu devido ao recebimento de férias, ou seja, mês que vem o crescimento patrimonial será pífio.

A rentabilidade de fevereiro foi ótima, puxada pela variação do valor de face dos Títulos Públicos que tenho e principalmente pela valorização dos FII. Hoje, apesar da minha carteira de ativos financeiros estar próximo dos R$ 300K, posso dizer que possuo quase meio milhão em ATIVOS, graças ao apartamento, que está alugado e em breve receberei o primeiro aluguel.
Pois é, eu poderia estar ganhando mais dinheiro, custo de oportunidade e bla bla bla, mas está bom. Está sendo uma experiência interessante.

Sobre a garota que eu conheci, já era. Voltei a sair com outra garota... que tem um perfil mais parecido com o meu e que eu admiro muito. Vamos ver no que dá.

Já pararam pra pensar como fica abstrato quando se tem uma certa quantia de dinheiro? Uns tempos atrás, tive que sacar uns 6mil reais da minha conta, e era MUITO dinheiro! Sério, fiquei até com medo de ser roubado.

Normalmente eu pago tudo no cartão de crédito e só ando com cerca de 80 reais na carteira, caso seja necessário. Não tenho nem ideia de quanto é R$ 281.223,67. Pra mim, é muita grana. Suficiente para bancar 11 anos das minhas despesas atuais (sem contar os juros que essa grana rende).

Muita gente sofre muito para poupar. Creio que eu estou naquele estágio onde o esforço é quase nulo. É natural deixar de comprar algo se o preço dele não condiz com o seu "valor". Este ano, parei de comprar coisas materiais, que estão se acumulando na minha casa... e vou focar mais em experiências, viagens ou cursos.

Tenho "quase" certeza que não irei precisar da aposentadoria via INSS. Minha meta financeira é chegar ao Milhão (somente em ativos financeiros) aos 35 anos. Serão quase 6 anos de caminhada, que com certeza não se encerrará quando eu chegar lá. Logo, vejo meus colegas preocupados com a reforma da previdência e tal, muitos inclusive ganham igual ou mais do que eu. Tenho um amigo, tem 29 anos, não é casado (apesar de namorar) e, apesar de ganhar quase 8 mil reais, vive no cheque especial.

Complicado. Já dei algumas dicas mas... não adianta.

É isso amigos, sucesso a todos e grande abraço!

29 comentários:

  1. Também não pretendo contar com previdência social, apesar de ser servidor público.
    Não pretendo trabalhar até 75 anos para o governo deixar eu aposentar.
    Acredito que entre 55 e 58 anos eu vazo com a poupança que eu tiver acumulado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre 55 e 58 anos é uma bela idade, levando em conta nossa expectativa de vida, ainda tem de 20 a 30 anos pela frente

      Grande abraço

      Excluir
  2. Pobre amigo Japa,

    Me identifiquei muito com o seu post, a minha perspectiva é chagar no 1kk aos 35 anos, acredito que será possivel, também me deparo com "não fazer ideia" de quanto é 200k ou mais, porém, é algo que já conquistamos e só iremos colher os frutos.
    Quanto a aplicar mensalmente, é algo incrível que já faz parte da rotina mensal, além do mais sinto muito prazer e empolgação em fazer isso.

    Uma certa vez me deparei igual a você com muitos bens físicos em casa, dei uma ótima garimpada em livros e outras bugigangas e anunciei no OLX, além de dar uma boa limpada em casa tirei uns trocados que foram aplicados....

    Abrs até logo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente VC1KK.. aplicar assim já faz parte da rotina..
      Estou pensando em me livrar de algumas coisas também haha, vamos ver

      Grande abraço

      Excluir
  3. Olá Pobre Japa,

    É uma caminhada longa, mas compensadora.

    O negócio é acumular e continuar trabalhando até chegar num ponto onde será possível trabalhar menos e apenas naquilo de que goste verdadeiramente.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Internacional, exatamente!
      Eu até gosto do que faço, mas não me agrada as amarras da CLT.. principalmente no que diz respeito as férias

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Caramba Japanês! Fico tão feliz em ver um membro da finansfera evoluindo. Obrigado por compartilhar com a gente isso, estou torcendo por você.
    Meio milhão é um valor notável. Quanto a garota que você conheceu, espero que ela some na sua vida. Como diz a música do Jorge e Mateus "Ou soma ou some".
    Seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai sumir sim! hahahaha
      Obrigado pelo comentário... é bom ver a galera evoluindo mesmo

      Grande abraço, vou te seguir também

      Excluir
  5. Parabéns rico Japa. Isso ai polícia do milhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. x'D entre uma operação e outra, ganhar uma grana né

      Abraços

      Excluir
  6. É aquilo, quanto mais você tem, menos avesso a risco você fica, já que, uma perda x para você impacta muito menos que uma pessoa que está começando agora.

    Abraços e sucesso financeiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente PS! Ontem mesmo meus fundos desvalorizaram quase R$ 500! haha
      Em épocas anteriores, eu ficaria apavorado, mas hoje... sei que faz parte do mercado e também é uma desvalorização pequena perto do capital total

      Abraços!

      Excluir
  7. Bacana, Japa. Melhor ainda é que vc é bem novo e já está com esse patrimônio. Logo atinge o meio milhão.

    É realmente interessante como o valor que a gente vai acumulando é bem abstrato... eu ainda estou rumo aos meus 100k e qdo paro pra pensar, não tenho muita noção do que isso representa, sobretudo por ter vindo de uma família classe-média baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, 100K é muita coisa!

      Eu levo uma vida bem de boa, e tenho vários benefícios na empresa que trabalho, então consigo aportar forte quase sempre...
      Abraços!! parabéns pelas conquistas!

      Excluir
  8. Com os aportes o apartamento irá caindo para 30% do patrimônio, o que acho um índice aceitável de imobilização de patrimônio (pesquisas indicam que quanto maior o patrimônio, menor o índice de imobilização, sendo que a classe média só possui imóveis).

    A rentabilidade foi excelente, apesar do perfil conservador de suas aplicações! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Dá uma passada no meu blog e se gostar, adicione à sua lista:

      https://oinvestidorfurioso.blogspot.com.br/

      Já adicionei o seu!

      Excluir
    2. Eai Investidor!
      Sim, apesar de que a meta a longo prazo é ter de 20-30% imobilizado somente, contando carro e apê
      Hoje ainda está alta

      Abraços!!
      Vou te adicionar

      Excluir
  9. Com certeza, muito a ensinar.

    Marquei o blog para ler aos poucos, espero poder pesquisar sobre estes termos, algumas coisas eu já sei, FIIs, outras.. títulos públicos é TD, certo?

    Também pretendo investir, quando tiver ganhando dinheiro, e fazer minha própria independência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É TD sim! haha
      As vezes eu publico uma coisa ou outra interessante.. haha, obrigado pela visita

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Gostei da pujança dos seus aportes, você está no caminho certo !
    Quanto mais tempo vamos aportando, mais fácil vai ficando de dizer "não" a superfluos e mais gosto a gente vai tendo ao poupar, pq a gente vai vendo o bolo crescer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Poney!
      Pois é, agora ficará estabilizado.. já viajei, já paguei a maioria das despesas do apê, que está alugado, tempos bons virão!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  11. Japa, eu sei que o Ap é patrimônio mas você vai ficar considerando ele como líquido?

    No meu caso eu não conto o Ap porque só conto com aquilo que estará na minha mão em no máximo 10 dias, isto porque não tenho nenhum FMM com D+30.

    Também acho que imóvel tem um preço muito instável. Posso considerar que meu Ap vale 400 mas só conseguir vender por 340 e depois de todas as despesas ficar com 300 na mão :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai BPM!
      Eu não considero ele como patrimônio líquido haha
      Tenho o controle da minha carteira de ativos financeiros ( R$ 281.223,67 ), e o que eu já gastei no apê ( R$ 210.394,77 ). Se eu nunca tivesse comprado o apartamento, e nunca tivesse investido essa grana, eu teria hoje quase meio milhão "líquido".

      Para o Apartamento, eu listo apenas os valores que saiu do meu bolso, sem correção, apenas para listar patrimônio, assim como ocorre na Declaração de IR.

      Até pelo fato dele agora ser um ativo (pois está alugado), o que o torna um gerador de renda.

      Sobre o preço do imóvel:

      R$ 210.394,77 é tudo que saiu do meu bolso até o momento. É este o valor que represento.
      Ainda tenho aprox. R$ 114.000,00 em financiamento para pagar.

      Existem apartamentos sendo anunciados por R$ 410.000,00 no prédio onde eu moro. Mas não uso isso como referência de patrimônio, justamente pelo que você citou.

      Acho o mais "correto" listar apenas os valores gastos efetivamente com o bem.
      SE um dia eu vende-lo, aí sim, será outra história, porém não é minha intenção. Imóvel é uma forma de diversificação, apesar da resistência de grande parte da comunidade da finansfera.

      Abraços

      Excluir
    2. Agora sim Japa!, perfeito!

      As vezes vejo gente falando que tem 1kk mas considera imóvel a preço do mercado dele (vendedor) mas nunca vende né, se vender vai ver que tem 500k hahaha.

      Eu sei que existem investimentos melhores que imóvel mas sou daqueles que defende que a pessoa precisa ter onde cair morto, então, defendo que todos deveriam ter um imóvel que possa morar. Não precisa ser mansão. Eu mesmo tenho meu 1 quarto bem localizado e todo decorado que se precisar, morarei lá mas por enquanto deixo alugado para uma menina que cuida muito bem de tudo.

      Excluir
  12. Muito bom, japa!!!!

    Entramos na renda variável praticamente

    Comprei acoes e agora vou comprar fii.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Prezado amigo blogueiro,

    Achei que apenas uma edição em inglês iria deixar de receber muitas pessoas no Brasil que não conseguem ou não querem ler em inglês. Como eu disse por lá o foco é publicar em inglês, mas para não deixar muitas pessoas na mão e dependendo do Google Translate achei por bem deixar as cópias em português brasileiro também.

    A cópia em português ficará no Blogger, com a url http://frugalsimples.blogspot.com.br Veja que na versão em português temos um “S” a mais para deixar a URL também em português.

    As futuras atualizações do frugalsimple.net também estarão disponíveis em português via blogspot.com.br

    A versão em português será um pouco mais enxuta e com menos fotos para otimizar para celular e conexões mais lentas e economizar dados do leitor, mas o conteúdo escrito será o mesmo. Sinta-se a vontade para comentar em qualquer um dos dois. Seu blog consta em ambos os blogrolls.

    Se preferir fique a vontade para add o http://frugalsimples.blogspot.com.br no seu blogroll também.

    Grande abraço!

    Frugal.

    ResponderExcluir
  14. Grande PJ.
    Desencane quanto ao seu AP, ele só não é líquido, mas te gera renda e pode valorizar pois creio eu que seja algo bem localizado, funcional, bem cuidado e etc.. E não toma parte monumental do seu patrimonio, é uma parte só.

    Abs.

    ResponderExcluir