quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Fechamento Outubro 2017 | R$ 336.348,23 (+2,29%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de OUTUBRO / 2017:

Resumo:
- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 336.348,23
- Valor investido no imóvel até outubro/17: R$ 231.970,69*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 568.318,92

Renda Passiva:
- Renda Passiva de Outubro/2017: R$ 2.439,69**
**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Debenture e rendimentos de FII).
A renda passiva de outubro cobriu 79% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2017 cobriu 87% dos meus gastos no ano.

Variações no período:
- Variação da Carteira no período (outubro/17): 2,29%
- Variação da Carteira em 12 meses (out/16 a out/17): + 44,72%
- Rentabilidade do mês (out/17): + 0,42%
- Rentabilidade do ano (até out/17): + 13,45%
- Rentabilidade em 12 meses (out/16 a out/17): + 15,06%




Rentabilidade afetada devido aos valores de face do Tesouro Direto no mês de outubro, retração de -0,70%.
Renda variável ficou em +0,83%








Mais um mês corrido, que se passa.. 
Graças a Deus estou vivo, com uma pequena gripe, porém firme e forte na batalha do dia a dia.

Melhor ativo do mês irá para FIGS11 com retorno de +8,2%. IVVB11 com +5,5% teve bom retorno também, devido aos últimos acontecimentos políticos e o impacto da variação do dolar.
Destaques negativos para NSLU11 e TRXL11, ambos com -4,8%.

Renda passiva se manteve estável, porém em Outubro gastei um pouquinho mais de dinheiro, e nos próximos meses continuará assim (fim de ano, pós, saídas..). Estou focando aportes em FII, ainda buscando priorizar a renda passiva.

Aporte um pouco acima da média devido ao recebimento da restituição do IR.

Olha, ainda estou muito magro. Quem lembra posts do ano passado, eu pesava 76 kg e queria chegar em 80 kg. Hoje estou com 71 kg, mesmo TENTANDO engordar! Como é possível?
O organismo é mesmo louco...
Entretanto, sigo firme na academia. Percebi que estou com mais massa magra (mesmo sendo muito magro!), o corpo está ficando legal, e é instantâneo o interesse feminino. 

A garota que eu conheci meses atrás e que havia terminado comigo.. bem, meio que voltamos.
Está tudo muito enrolado ainda, mas nos próximos dias se acertarão (basicamente, ou vamos começar a namorar, ou terminará tudo). Quem viver.. verá!

No resto, correria total! Projeto em fase final, estudando quase todo dia na Pós Graduação, Academia cedo, trabalhando durante 14h por dia... 

Porém, já começo a traçar algumas perspectivas para 2018! Creio que será um ótimo ano!

Um abraço a todos!

47 comentários:

  1. Bem organizado e bem detalhado! Sua renda passiva é muito boa!
    Gosto muito da forma que mostra seu fechamento. Não é cansativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, que bom Bufunfa... esse mês eu estava meio desanimado para postagens (sem ideias para falar a verdade), mas tento caprichar nas informações..

      Nas próximas pretendo detalhar mais algumas coisas

      Abraços

      Excluir
  2. Japa,

    Gosto muito da forma como você organiza sua evolução patrimonial, principalmente o controle da proporção de suas despesas coberta pelos rendimentos.

    Boa sorte com essa garota, parece mesmo o momento de definição!

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DM, se você gosta do que eu apresento aqui, imagina quando visse meu Controle Full! hahahaha

      Abraços! e Obrigado

      Excluir
  3. Aporte muito bom!!!! Eu tambem estou focado no crescimento da renda passiva. Abraço do Gari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É noiz Gari! Vamos aumentar essa renda passiva nossa ae!

      Abraços

      Excluir
  4. Parabéns Japa pela evolução do patrimônio.
    Agora você está mais alegre, pois está com a menina de volta. rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, valeu Cowboy!
      Pois é, "mais ou menos", ela não está tão de volta assim, mas esse mês as coisas irão se resolver, para o bem ou para o mal

      Abraços

      Excluir
  5. Fala PJ!

    Ah legal, começou a sentir a diferença na academia já, isso até melhora demais nosso humor. Boa sorte em sua mulher, o que precisará ser feito tem que fazer.

    87% cobriu suas despesas, olha só, logo chega numa semi IF ou quem sabe a IF.

    E parabéns pela sua evolução!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Steynd B! Melhora mesmo, e também a disposição!
      Pois é... é uma semi IF, pois cobre minhas despesas básicas, mas não cobre o padrão de vida que quero levar

      Obrigado, grande abraço

      Excluir
  6. Fala japa só na correria ai na obra, boa evolução! OBS: anda difícil competir contigo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correria total!
      hahahhaa, Meus aportes me salvam... minha rentabilidade é mediana, porém estou satisfeito, dado o nível de conhecimento que tenho ainda...

      Valeu Mestre, você é uma inspiração e fonte de conhecimento... Grande abraços!

      Excluir
  7. Fala Japa, parabéns pelo desempenho da carteira, eu também tenho FIGS11 foi minha estréia em FIIs e acho que fui bem então rsrs. Apesar de eu ser contra de colocar imóvel (nada contra quem o faz), o legal é que você detalha o que você gastou no seu, acho legal isso !! ao menos fica bem claro !! até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Stifler;
      Setor de Shoppings me agrada. Apesar de FIGS possuir RMG, entendo que em parte essa característica já está precificada pelo mercado.

      Quanto a imóvel, no meu caso particular, é um gerador de renda, já que o mesmo está alugado. Não tenho intenção no momento de vende-lo, apesar de estar sempre monitorando o mercado. Meu interesse maior é o controle de despesas dele (pois ainda desembolso financiamento) e uma análise sobre o retorno, por meio do aluguel.
      Basicamente é meu FII particular.. haha

      Mas o valor que eu coloco no título não está incluso o imóvel, nem dou destaque para isso..
      Meu patrimônio (e patrimônio deve-se incluir sim, imóveis e outros bens) hoje é de R$ 568K.

      Abraços

      Excluir
  8. Garota terminou comigo?Tem que falar: "a fila anda meu amor", rs. Fácil falar né?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhahahha, ela terminou. Depois acabamos voltando...
      Acho que vale a pena investir! rs

      O retorno potencial é muito alto!

      Abraços

      Excluir
  9. Bacana o aporte em Japa, principalmente o volume da renda passiva cobrindo seus gastos, isso que é mais importante. Meus gastos 1,5k cobrem, espero atingir essa marca rapidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus gastos são bem baixos também advogado...
      Eu to gastando mais por causa da pós, e algumas viagens que faço...

      Abraços

      Excluir
  10. Parabéns pelo fechamento, Japa! Que sensação boa em ter 90% dos seus gastos cobertos pela renda passiva, em... kkk

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Enriquecendo... mas a sensação será ainda melhor quando eu tiver o padrão de vida que quero..

      abraços!!

      Excluir
  11. Excelente em Japa.

    Tambem estou pensando se nao seria vantagem alugar meu ap novo ao inves de vender ... O yield esta bom, o ruim seria pagar imposto e intermediarios (imobiliaria) ...

    Continua crescendo forte e o milhao ta chegando contabilizando seu imovel.

    Feliz pela sua volta, aproveite.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então VdC, o IR só paga que recebe acima de R$ 1.903,98... não é?
      Eu pago imobiliária e não estou me arrependendo até o momento.. Sem dor de cabeça
      heheh

      abraços

      Excluir
    2. IR é baseado na renda, pelo pouco que sei.

      Meu caso e provavelmente o seu pelos seus aportes monstruosos hehe é aliquota máxima, logo, tem que declarar.

      Toda imobiliaria hoje declara, sem exceções, pois a penalidade é muito alta se a receita descobrir imobiliaria dando tomé.

      Eu pagarei imposto de renda se alugar meu imovel, hoje recebo alguma coisinha, mas nao acharei ruim em pagar nao.

      Abração

      Excluir
  12. Você colhe os frutos das sementes que plantou no passado. As sementes que você está plantando agora vão te trazer ótimos resultados no futuro (pós, academia, namoro, trabalho). Show de bola!
    Abraço,
    FinancasCotidianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Finanças, também espero colher mais frutos! E tem razão, minhas conquistas hoje são em decorrência de sementes passadas hehe

      abraços

      Excluir
  13. Belo fechamento, o aporte ainda é significante frente ao patrimônio, então dá para continuar focado nisso em detrimento da rentabilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mesmo assim, é bom quando a rentabilidade passa dos 2% hein? hehehe

      abraços

      Excluir
  14. Buenas, Japa! Parabéns pelos resultados consistentes. Impressionante a evolução patrimonial!!! Resume a importância da força dos aportes.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aporte conta muito no começo da jornada... por isso foquei no meu desenvolvimento profissional

      Abraços!

      Excluir
  15. Evolução constante, isso que é importante.
    Eu tbm não consigo engordar de jeito nenhum, quanto mais me esforço, parece que mais perco peso!

    Sobre a ficante, eu particularmente acho muito ruim essa coisa de indefinição, geralmente não acaba bem, principalmente se houver sentimento envolvido. O problema é conseguir sair de um relacionamento assim, parece que as fortes emoções envolvidas nos viciam, já tive algumas experiências assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Concursado, eu não engordo, mesmo tentando!

      Talvez pior que levar um fora, é a indefinição. Nesse caso, eu até já levei o fora dela haha, mas continuei tentando... Sei lá, não estou com boas perspectivas
      Agradeço o comentário

      abraços!

      Excluir
  16. Parabéns JP evolução constante 80% de IF isso é ótimo, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tio, mas é uma IF provisória essa, está longe de ser com o padrão de vida que quero...
      Só acho que talvez eu não passe fome.. hehhee

      abraços

      Excluir
  17. Parabéns pelo fechamento, boa alocação e crescimento constante.

    ResponderExcluir
  18. Logo mais vai ter que mudar o nome do blog para ricojapa... Melhor já ir comprando o domínio hein!? Sempre em frente, bom seguir sua trajetória por aqui! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu casal, vocês andam sumido...
      Vai demorar um pouco para eu me considerar rico.. rs

      abraços!

      Excluir
  19. Nossa, se Deus quiser um dia chego no seu patamar..rssr Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhe firme Amigo... poupe, leve uma vida simples.. que dá...
      Meu 'patamar' ainda é bem acessível.. rs

      Abraços

      Excluir
  20. Já pode mudar o titulo ai para Rico Japa hein cara! parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Quando puder visita o blog. Estou me inspirando em você e outros bons. Att.

    ResponderExcluir