domingo, 1 de outubro de 2017

Fechamento Setembro 2017 | R$ 328.819,71 (+4,45%)

Olá companheiros da Finansfera!
Segue fechamento de SETEMBRO / 2017:

Resumo:
- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 328.819,71
- Valor investido no imóvel até setembro/17: R$ 229.347,77*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 558.167,48

Renda Passiva:
- Renda Passiva de Setembro/2017: R$ 2.452.28**
**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Debenture e rendimentos de FII).
A renda passiva de setembro cobriu 111% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2017 cobriu 88% dos meus gastos no ano.

Variações no período:
- Variação da Carteira no período (setembro/17): 4,45%
- Variação da Carteira em 12 meses (set/16 a set/17): + 45,19%
- Rentabilidade do mês (set/17): + 2,75%
- Rentabilidade do ano (até set/17): + 12,97%
- Rentabilidade em 12 meses (set/16 a set/17): + 15,92%



Rentabilidade boa, a melhor que já tive em 1 mês, porém baixa comparada com IBOV e IFIX, tendo em vista que não tenho tanta exposição em RV na minha carteira.

Aliás, minha rentabilidade em RV foi de 5,82% no mês, 22,08% no ano e 25,42% nos últimos 12 meses, nada mal.


Aporte seguiu normal, padrão para o mês. Aumentei meu patrimônio em mais de R$ 100K em 12 meses.



Aos poucos, a proporção do meu apartamento em relação ao total do patrimônio vai diminuindo... Interessante observar o aumento de exposição em Renda Variável no último ano.


5° mês seguido de resultados consistentes e evolução.

Há alguns meses minha renda passiva está cobrindo minhas despesas diretas (só não incluo aqui o financiamento do apartamento). Porém tenho uma despesa nova que entrará de forma recorrente nos próximos meses que vai afetar meu aporte...

Os ativos que mais valorizaram este mês foram TRXL11 (+14%) e SAAG11 (+13,5%).
Destaques negativos para JSRE (-1,9%) e VRTA11 (-1,8%).

No trabalho, estamos nos adaptando a demanda de serviços. Alguns assistentes estão começando a pirar já... pessoal mais novo ainda não está acostumado com tanta pressão. Antigamente eu costumava 'segurar a barra' da equipe, mas percebi que isso não era bom nem pra mim, e nem para eles... que estão em fase de amadurecimento profissional. Acho que sentir pressão de vez em quando faz bem, os tornam mais cascudos para o dia a dia, seja neste ou em outro emprego.

Lembram daquela garota que eu conheci? Bom, realmente ela é incrível. Saímos, ficamos, nos interagimos, mas.... fui dispensado. Tem algo que eu não comentei: ela não mora na cidade em que vivo. E não está com intenção nenhuma de manter algo a distância. Um dia vou postar sobre minha experiência de relacionamentos a distância - o que é uma merda aliás, não recomendo a ninguém.

Este é o problema de quem vive viajando, vive morando nesse Brasil afora... as vezes a gente conhece uma pessoa super legal, mas que acaba não dando certo, pois já começa errado.

Enquanto isso, fico conhecendo e saindo com umas garotas por ae. Mas percebo que não estou mais na vibe do rolê. Acho que já curti bastante, estou procurando algo mais sério... talvez um reflexo da idade?

Isso me fez ficar meio na deprê..

Comecei uma pós graduação muito boa (esta é a despesa nova, que na verdade, é um investimento em mim mesmo)! É a segunda que eu faço. Já que no relacionamento não estou tendo muita sorte, o que me resta é me capacitar...

Abraços a todos!

40 comentários:

  1. Que dó no meu coração...rsrs
    vendi os dois ativos na minha carteira (TRXL11 e SAAG11 ) no começo do mês 09.
    Complicado... Mas tentei aplicar em um ativo melhor,porém ja tinha sido vendido !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendi ABCP11 e ele está voando! faz parte!

      hahahah
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns pela Evolução Japa,

    O interessante é que temos praticamente a mesma rentabilidade do ano com carteiras totalmente diferente. E sabe o que isso significa? Nada :)

    Boa sorte nessa nova pós graduação, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahaha, Verdade Aportador!
      No meu caso, estou tentando diversificar! Então... minha carteira sempre ficará entre o CDI e a IBOV provavelmente

      Abraços, obrigado!

      Excluir
  3. Japa! Mês excelente! Parabéns!! Você já postou sobre os FIIs que você tem aqui? Ou pretende postar?
    Não vale a pena ficar deprê por relacionamento não (ou falta dele). Sei que a idade pega, mas eu por exemplo estou tranquila pensando que quando tiver de ser, será!!
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IFM!
      Alguns fechamentos passados tem a minha carteira.. qualquer dia eu volto a postá-la
      Então, sei que não vale... hoje mesmo já estou 'melhor', mas.. é difícil né hahahah

      Abs!

      Excluir
  4. Ah, e sobre a pós: algo relacionado a finanças? Melhor investimento é investir em nós mesmos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MBA em Gestão de Projetos IFM!
      Concordo! Estou gostando muito!

      abs

      Excluir
  5. Tenho procurado blogs bons de finanças que aliem bons posts, saga rumo ao milhão e experiências pessoais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Fala Japa, mais um mês de investimentos consistentes. Parabéns mais uma vez. Andei conversando com alguns amigos e a expectativa agora depois desses topos histórico, é que venha uma corrente vendedora. Então.... Vamos aguardar um pouco e vamos as compras.

    Depois da uma passada lá no blog, postei meu fechamento de mês também. Aquele abraço !!

    https://corridadosratosafuga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver Rato! Todo esse aumento tem um lado "ruim": dificulta a escolha para novos aportes! hehehe

      abraços, passo lá sim

      Excluir
  7. Carteira consistente é a chave amigo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Que consistência, Japa!

    Meus parabéns!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consistentemente consistente! hahahha
      Obrigado Enriquecendo!

      Excluir
  9. Parabéns pelo fechamento Japa,

    Mesmo com exposição baixa à renda variável sua carteira está andando bem. Isso é significativo pra caramba.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      A cada mês que passa, minha exposição em RV só aumenta. Estou esperando o próximo ciclo de alta dos juros para voltar a RF!

      Abraços

      Excluir
  10. PArabéns Japa, consistentemente acima dos 300/500k.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Japa!

    Aporte muito bom e rentabilidade excelente, seus FIIs estão voando hein!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos FIIs estão valorizando bem... vamos ver até quando

      Abraços

      Excluir
  12. Primeiramente parabéns pelos resultados! 2012 foi um pouco atrás e vc já evoluiu bem em pouco tempo! Achei muito legal os seus gráficos! Como que faz aquele gráfico de pizza em duas "camadas" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Senhor Bufunfa!
      Este Gráfico chama-se "Explosão Solar", feito pelo Excel mesmo. Dá uma procurada no google que você verá como deve ser organizado os dados, mas é bem simples!

      Abraços!

      Excluir
  13. Patrimônio crescendo de forma diversificada. Maravilha.

    Quanto ao relacionamento, passei pelo mesmo há umas semanas. Iniciei um romance com uma garota que mora em outra cidade, mas não nos foi possível seguir em frente, por causa da distância, e outros empecilhos. Vida que segue. ¯\_(ツ)_/¯

    Tbm não tenho mais paciência pra balada, tô muito caseiro. O pior é que ando com menos paciência ainda pros infernos mentais das mulheres. Será se o meu destino é o marriage strike? Tornar-me adepto do MGTOW? kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as pessoas não nasceram para ficarem sozinhas...
      Ter alguém para dividir conquistas é bom, pelo menos eu acho! Então, acho que não é o seu destino (nem o meu) ficar sozin;

      Abraços

      Excluir
  14. Perto dos 350k . Logo logo chega lá. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Isso ai Japa mais de 100% dos gastos cobertos pela passiva, muito bom.

    ResponderExcluir
  16. Belissimo fechamento.

    Japa na hora certeza sua japonesa aparecera meu amigo.

    Chega uma idade que a pegaçao nao faz sentido, entendo perfeitamente o que vc quis dizer.

    Aquele CDB que voce indicou o estudo, 99% CDI: Vi que o FGC cobre ate 250K (estou garantido). Uma duvida: Uma aplicacao de 200K renderia em media quanto mensalmente?

    Queria confirmar se o calculo que fiz esta coerente.

    Um abraço e excelente mes amigo Japa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai VdC! Pois é, cedo ou tarde aparece.. hehe
      Bom que o CDB 99% DI que comentei (banco Inter), com 200K ele irá render 100% do DI bruto.
      A rentabilidade vai depender do prazo que você for tirá-lo de lá, por causa do IR:
      0-6 meses - ~R$ 1.084 / mês
      6-12 meses - ~ R$ 1.150 / mês
      12-24 meses - ~ R$ 1.181 / mês
      Acima de 24 meses - R$ 1.220 / mês
      Esses são valores líquidos, aproximados, considerando o DI hoje;

      Abraços

      Excluir
  17. Olá Pobre Japa, cada vez menos pobre!

    Renda passiva superando os gastos mensais é a definição do caminho da riqueza, muito bem! Quanto ao relacionamento, já experimentei essa situação da distância e, de fato, fica muito complicado. Em breve você encontra alguém com uma índole nômade, que vai casar com o seu perfil. Continue em frente!

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Japa.

    Você poderia disponibilizar as planilhas que utiliza? Estou com preguiça de organizar para os gráficos da forma como fez. Achei que traz uma visão bem gerencial da situação. Se puder disponibilizar acredito que todos ficarão gratos.

    At.

    ResponderExcluir
  19. Excelente fechamento, hein! Parabéns pelo patamar alcançado, gostei da riqueza dos detalhes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Consistência maravilhosa! Logo chega lá!
    Sua relação renda passiva x despesa é demais! Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns Japa,

    100k em um ano é muita grana!!!
    Você poderia fazer um post explicando sobre FII´s, estou querendo aprender mais sobre esses fundos!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Japa, depois como disseram ai, seria bom vc fazer um post detalhando os FIIs

    ResponderExcluir
  23. Fala Japa
    Saiu o novo ranking da finansfera...
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2017/10/ranking-dos-blogs-de-financas.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Japa, Muito bom em breve sera um milionário

    ResponderExcluir