sexta-feira, 1 de junho de 2018

Fechamento Maio 2018 | R$ 320.898,64 (-19,44%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de MAIO / 2018:

Resumo:

- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 320.898,64

- Valor investido no imóvel até maio/18: R$ 341.583,26*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 662.481,90

Renda Passiva:


- Renda Passiva de maio/2018: R$ 2.946,24**

**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Dividendos e JSCP de Ações, Debenture e Rendimentos de FII).
A renda passiva de maio cobriu 88% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 74% dos meus gastos no ano.

Variações no período:

- Variação da Carteira no período (maio/18): -19,44%

- Variação da Carteira em 12 meses (mai/17 a mai/18): + 12,0%
- Rentabilidade do mês (mai/18): - 2,86%

- Rentabilidade do ano (até mai/18): + 2,73%
- Rentabilidade em 12 meses (mai/17 a mai/18): + 9,67%













Olá amigos!

Como comentei no post anterior, este foi o meu pior mês na minha breve carreira de investidor. E bom, eu não perdi quase 20% da carteira. O que ocorreu foi que quitei meu apartamento. Ao longo de 6 anos, paguei R$ 341.583,26 e posso dizer que sou dono de um imóvel de verdade. Este é o valor que saiu do meu bolso. O imóvel hoje tem um valor de mercado de aproximadamente R$ 385.000,00 sendo realista. Por enquanto ele está lá, alugado.

Pobre Japa batendo na porta do inquilino, indo cobrar o aluguel (arte: Elvis)
A partir de hoje minha vida financeira então ficará mais simples, me preocupando apenas com o que eu gasto "realmente". Logo, meus aportes a partir de hoje (se eu continuar trabalhando, claro) serão maiores. Também é possível dizer que hoje não tenho nenhum tipo de dívidas, de qualquer espécie.

Melhores ativos do mês da minha carteira foram: UNIP6 +58.3%, IVVB11 +10,0% e SUZB3 +5,5%
Piores ativos do mês foram: FIGS11 -22,7%, QUAL3 -21% e ITSA3 -15,5%

Os gráficos de rentabilidade do ano mostram bem como se comportou o mercado em maio. IBOV, TD e FII caíram abaixo do CDI. Meu maior baque foi com FII, com uma queda muito forte na minha carteira.

Já minha carteira de ações está indo bem, com rentabilidade no ano em +20,1%, é de longe minha melhor classe de ativos. Tudo por causa de UNIP6 e SUZB3. Já o resto...

Alguns colegas da blogosfera não calculam suas rentabilidades da carteira. Acho isso arriscado. Como saber se a estratégia está dando certo? A rentabilidade, com a maturação da carteira, assume um papel muito importante na caminhada rumo a independência financeira. Óbvio que o aporte é importante. Mas se não analisarmos a nossa carteira, existe o risco do aumento do patrimônio se dar unicamente pelo aporte, logo... qual o sentido da exposição ao risco? Fica mais simples deixar o dinheiro na poupança...

Quitei meu imóvel utilizando o dinheiro que tinha em Tesouro Direto. Acredito que a marcação a mercado será cruel para quem possui títulos esse ano, principalmente devido as eleições. Logo, sua "rentabilidade" seria afetada e eu pagaria mais juros com financiamento do que receberia nessa aplicação. Meu gráfico de rentabilidade (Linha Cinza - Tesouro) já evidencia isso. A linha cruzou o CDI para baixo. O outro lado da moeda é que talvez abra uma janela para aportes em TD, as taxas já estão começando a ficar atrativas. Será que chegaremos no IPCA + 7% novamente?  

Vida pessoal, sem novidades: trabalho indo, lendo alguns livros (terminei 4 este ano, um recorde até o momento), voltando a academia...

Segue assim. Esse japa que vos fala, vindo da periferia de uma cidade do interior, que sempre estudou em escola pública e que é CLT, já tem um apartamento quitado e 320K na conta aos 30 anos. Sem ajuda financeira dos pais, sem herança. Então, pelo visto é possível né? Vamos trabalhar, estudar e se esforçar que o que é nosso está guardado! Ou não...

Grande abraço!

33 comentários:

  1. Parabéns Japa.

    Melhor coisa foi quitar este imóvel, parar de pagar juros e ficar tranquilo.

    Eu não faço ideia se minha carteira de FIIs, Imóveis ou Ações está com boa rentabilidade, pois na minha opinião olhar rentabilidade te faz cometer mais erros do que acertos.

    Exemplo: Cara comprou ITSA3 a 13 reais e decide vender por que está com rentabilidade negativa agora. É o que mais acontece.

    Eu opto por controlar a carteira pela renda passiva. Através dela eu sei se estou indo bem ou não rs.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos controlar os 2 meu amigo, Renda Passiva e Rentabilidade heheheheh
      Minha ITSA3 aliás, está "empatada" com meu preço médio.

      Eu admiro caras como o Mestre dos Dividendos, que aparentemente se desfez de grande parte de suas posições e disse que está +10% positivo. Admirável.

      Grande abraço

      Excluir
    2. PJ, o mestre dos dividendos aparenta ser uma pessoa fora de série, com capacidade analítica foda. Eu sou um asno perto dele, por isso não fico tentando acertar momento de nada. Só escolho boas empresas e aporto sempre que possível.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns por ter pago o apartamento, eu também tenho uma casa paga, contudo vejo o seguinte. Hj em dia quase ninguém tem dinheiro pra comprar imóvel, conheço várias pessoas que estão tentando vender seus imóveis a anos e não conseguem. Pela visão que eu tenho agora não compraria mais imóvel,optaria por alugar. Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Japa está de parabéns, mas é uma exceção, o patrimônio que ele tem x idade é algo difícil de se conseguir pra alguém com o perfil dele.
      Eu venho aportando a 8 anos e não estão tão próximo do imóvel próprio e pra ferrar ainda mais a RV me deu um prejuízo esse ano, espero que eu reverta...

      Excluir
    2. Hoje eu também não compraria um apartamento. Entretando, já que comprei, também entendo que não é o momento adequado de vende-lo. Deixa lá por hora, rendendo um aluguelzinho.

      Anon 15:39, é.. eu entendo que sou uma exceção, pois pessoalmente confesso que não conheço ninguém assim, como eu.. hahaha, mas faz parte, pode ser que eu ande com as pessoas erradas.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Japa.

    Parabéns pelo patrimônio e por quitar o Apto. Agora os aportes vão ser maiores e a IF chegará mais rápido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, a ideia agora é aportar uns 7mil mensais em dinheiro novo, vamos ver se consigo!
      abraços

      Excluir
  4. Parabens!!!!!! Renda passiva praticamente cobrindo suas despesas. IF batendo na porta. A liberdade financeira logo voce tambem conquista. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gari, usufruo de uma certa liberdade financeira, tendo em vista que tenho despesas muito baixas. heheheh

      Abraços!

      Excluir
  5. Que legal Japa san, parabéns!

    Gostei do seu ponto sobre a questão aporte. Também acho que não devemos olhar somente para ele. Não precisa vender como exemplicou o VDC, mas temos que monitorar e caso veja que algo está indo errado, tomar medidas.

    Pretendo abordar essa questão lá no blog. Estou estudando e logo escrevo sobre isso.

    Abraço e rumo ao milho agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Investidor Inglês! Monitorar e tomar medidas, se necessário

      Abraços

      Excluir
  6. Sofreu bem pouquinho com as quedas hein Japa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase R$ 16mil negativo nesses 50 dias. Não tá legal não. heheheh

      abraços!

      Excluir
  7. Pobre japa admiro voce oelo patrimonio, e dormir sem dividas com certeza e melhor heheh.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dormir sem dívidas realmente é um alento!

      hehehe abraços

      Excluir
  8. Olá Japa,
    Não calculo a rentabilidade por enquanto.
    Nem mesmo me preocupo com isso.
    Se eu ficasse no positivo, não faria diferença, uma vez que não pretendo vender nada.
    Se eu ficasse no negativo, não poderia fazer nada também, haja vista não poder reverter o passado.
    Todavia, há uma coisa que eu acredito: que as empresas que escolhi por o meu pouco dinheiro irão produzir cada vez mais riqueza ano após ano e, se o lucro continuar subindo, os fundamentos irão refletir no longo prazo.
    Vejo que você é quase financeiramente independente.
    Parabéns!

    Maestro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show! Concordo plenamente. Até comentei algo parecido lá embaixo, não tinha lido seu comentário antes.

      Abraço!

      Excluir
    2. Acho arriscado Maestro. Mas o importante é que você está tranquilo com sua carteira e os resultados que vem atingindo.

      Eu, como bom engenheiro, gosto de números, de quantificar, de planilhar. Então, para mim é até um prazer.

      Entretanto, eu sim tomo atitudes analisando as curvas de juros, seu impacto em FIIs, Ações e afins. O fator "Brasil" acaba afetando muito nossos ativos, e existe forma de aproveitar isso para ganhar mais.

      Abraços

      Excluir
  9. Que bom cara, parabéns pelo progresso. É muito bom não ter dívidas.
    Vou voltar a postar no meu blog.
    Quer trocar blogs relacionados? Me dá um toque no meu blog:
    http://viralatainvestidor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Fala, Japa! Parabéns por ter quitado o AP, deve ser uma ótima sensação ter um ativo real de valor tão significativo.

    O mês foi cruel com todo mundo, queda generalizada.

    Quanto a isso:

    "Alguns colegas da blogosfera não calculam suas rentabilidades da carteira. Acho isso arriscado. Como saber se a estratégia está dando certo?"

    Eu sou um desses. Bom, respondendo à sua pergunta. Não tem como saber se uma estratégia de 30 anos ou mais está dando certo analisando um período de 1, 2 ou 12 meses.

    E o que eu farei se constatar que a rentabilidade tá baixa?

    Vou vender tudo? Não.

    Vou comprar tudo que caiu mais? Não.

    Então pra que serve? Só pra perder tempo com os cálculos? Eu acho que sim. Se a pessoa gosta de calcular, acho até válido. Eu não tenho muito saco pra isso.

    Inúmeros estudos empíricos já demonstraram que investir em RV traz um retorno muito mais significativo a longo prazo que a Renda Fixa, então eu confio nisso.

    E também não se pode confundir análise fundamentalista com análise grafica, essa mistura leva muitos à falência.

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Investidor Concursado!
      Obrigado pelos Parabéns! realmente me sinto mais leve hehe

      Sobre a rentabilidade, as vezes, a nossa estratégia pode estar errada. E analisar a rentabilidade dos ativos é uma forma de identificar isso. Ainda mais nós que temos a carteira pulverizada/diversificada. A própria análise da rentabilidade propicia uma melhor identificação de "momentos". Meu exemplo com TD está aí. Comprado em um bom momento, vendido no fim de outro (a curva está virando). Essa movimentação minha durou 2 anos.

      Eu sou adepto do Buy and Hold, mas todo investidor (eu me incluo nessa) sempre vai acreditar que sua estratégia estará certa. Muitos estarão, outros não... e analisar a rentabilidade é uma forma de identificar de que lado você está

      Grande abraço

      Excluir
  11. Parabens pobre Japa!
    NAda melhor do que ter um ap próprio e quitado!
    Essa queda da bovespa, de itau e qualicorp foi besteira. Duas excelentes empresas.
    Segue o baile sem prestacao pra pagar de imovel e aumentando os aportes.

    Já registrou ele no cartorio? Registre o mais rapido que puder!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se recuperem logo, principalmente Qualicorp, que está apanhando bastante ultimamente. ITAU é questão de tempo.

      Vou registrar esse mês, é que eu não estou na cidade do apartamento ainda, mas irei em breve!

      Abraços Frugal!

      Excluir
    2. Olá pessoal, convido a todos a conhecer meu blog onde posto reflexões e a minha vida financeira e pessoal de Jovem Pobre Beta Feio. Da aquela moral lá! Abraços!!

      https://vidaruimdejovempobretao.blogspot.com


      Excluir
  12. Olá pessoal, convido a todos a conhecer meu blog onde posto reflexões e a minha vida financeira e pessoal de Jovem Pobre Beta Feio. Da aquela moral lá! Abraços!!

    https://vidaruimdejovempobretao.blogspot.com


    ResponderExcluir
  13. me responde uma coisa, todo japonês que tem carteira pequena tem pinto pequeno tbm?

    ResponderExcluir
  14. O Wix finalmente atualizou a plataforma e RSS feed agora está funcionando, se importa de me adicionar ao seu blogroll? O link é https://www.srif365.com//blog-feed.xml
    Já coloquei vc no meu.
Obrigado.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns. Como sou oriental também, me vi em você. Como faz para decidir aonde ira investir seu suado dinheirinho?

    ResponderExcluir