segunda-feira, 2 de julho de 2018

Fechamento Junho 2018 | R$ 319.904,42 (-0,31%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de JUNHO / 2018:

Resumo:

- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 319.904,42

- Valor investido no imóvel até junho/18: R$ 341.757,27*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 661.778,89

Renda Passiva:


- Renda Passiva de junho/2018: R$ 2.867,51**

**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Dividendos e JSCP de Ações, Debenture e Rendimentos de FII).
A renda passiva de junho cobriu 126% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 80% dos meus gastos no ano.

Variações no período:

- Variação da Carteira no período (junho/18): -0,31%

- Variação da Carteira em 12 meses (jun/17 a jun/18): + 8,0%
- Rentabilidade do mês (jun/18): - 2,95%

- Rentabilidade do ano (até jun/18): -0,31%
- Rentabilidade em 12 meses (jun/17 a jun/18): + 5,69%









Olá amigos!

Mais um mês sangrento, onde todo meu aporte foi consumido pela rentabilidade negativa dos ativos. O último gráfico deixa claro a situação, onde IBOV, FII, TD, ficaram negativos em junho. O fim do mês apontou uma leve tendência de reversão, será?

Melhores ativos do mês foram MPLU3 +11,7% e SUZB3 +4,2%
Piores ativos do mês foram ITSA3 -16%, UNIP6 -13,1 e HGRE11 -12,1% (ITSA3 e UNIP6 aqui, quem diria...)

Minha renda passiva está bem consistente, já cobrindo 80% das minhas despesas do ano. Eu não sou muito fã de utilizar a Taxa Segura de Retirada de 4%, acho o conceito totalmente válido, mas bastante conservador. A referência da Renda Passiva me agrada mais, que basicamente usufruir os rendimentos sem mexer no capital principal. A inflação pessoal para mim tem um peso bem maior que a oficial, então, simplifico: minha futura liberdade financeira irá se resumir a renda passiva que vou conseguir gerar. Como não pretendo deixar (muita) herança, irei comendo os ovos, até que um dia tenha que começar a matar as galinhas.

Minha estratégia de investimento de curto prazo: finalizar meu colchão de segurança, e deixá-lo com 6 meses de despesas médias, e em seguida retornar aos investimentos em renda variável, tentar aproveitar as oportunidades existentes e que ainda virão com as eleições, tentando controlar o psicológico com as eventuais quedas.

Meu emprego está novamente em risco, a estagnação econômica afeta diretamente meu setor, logo, os próximos 3 meses serão cruciais para saber se eu serei estatística do desemprego também.

Se acontecer meus amigos, aí vem a vantagem de ter uma vida simples: consigo de cara diminuir minhas despesas em cerca de 30% (que já considero baixas) e pensar com calma sobre meu plano de sair do país.

Copa do Mundo: É BOM DEMAIS! Vou sentir falta desse pão e circo.

Grande abraço a todos!

21 comentários:

  1. Sua renda passiva está linda de se ver. Questão de desemprego, espero que voce nao entre nas estatísticas. Uma hora chegarei nesta sua RP!! Foco total! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver Gari, também espero!
      Vai chegar sim... abraços!

      Excluir
  2. Não pensa em vender o imóvel e converter em FIIs? Minha experiencia com inquilino me faz sonhar com o dia que poderei vender o meu e converter em outro tipo de investimento.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. IF365, sim, penso muito. Mas entendo que o momento não é adequado. Mercado imobiliário onde eu comprei o imóvel ainda está "em baixa". Penso em esperar mais 1 ou 2 anos. Estou acompanhando de longe, por enquanto ele está alugado, inquilino pagando todo mês um valor irrisório (FII renderia no mínimo o dobro) mas, segue o jogo.

      Abraços

      Excluir
  3. Excelente controle de despesas.
    Depois das eleições farei o mesmo movimento que está fazendo agora, aportar no imóvel e reforçar colchão de segurança.

    Até lá, quero engordar os FIIs e Ações.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom!
      Imóvel por aqui já está quitado, usei parte dos meus valores liquidos para tal, então estou recompondo eles antes de voltar a investir em ações.

      Abraços

      Excluir
  4. Muito bom Japa. A renda e o patrimônio já dão uma boa segurança.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sequoia, estou tranquilo, vamos ver o que o futuro me aguarda.

      Excluir
  5. Nossa cara, me bate até uma depre saber que já passamos da metade da copa...
    2026 vou estar lá. Se as coisas sairem melhor que o esperado em 2022 estamos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tenho meta de ver os jogos de 2026 também! a gente se encontra lá haha

      abraços

      Excluir
  6. Respostas
    1. Continuo te chamando de vidinho? ehhehe
      Obrigado! abraços

      Excluir
  7. Fala PJ!

    Uma ótima bela renda passiva, nem precisa ficar se preocupando muito.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o final do ano essa renda irá melhorar, vou aportar mais em FII!

      Abraços

      Excluir
  8. Olhar a perda é cruel. Tento me apegar somente em renda passiva, assim ignoro o patrimônio e o tão discutido fator "preço".

    Fui para o terceiro mês negativo, mesmo com aportes.

    Minha carteira no total ficou em -1,42%. Só não foi pior porque a RF segurou novamente bem. Minha RV ficou negativo em -5,38% (Ações -5,67% e FIIs -5,10%).

    Com isso, abre-se oportunidades de compra. Sou contra, mas vou girar novamente uma pequena parte do patrimônio (RF para RV) para tentar abaixar o PM de alguns ativos que tiveram grandes perdas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lúcio. A marretada foi considerável. PEnsando em valores, eu fiquei uns R$ 20K "mais pobre", mas segue o jogo

      abraços

      Excluir
  9. Boa sorte Japa! Espero que não se torne mais um no índice de desemprego.

    GAMBARE!

    ResponderExcluir
  10. boa r.passiva japa!! pensa em sair do país e ir pra onde ?

    ResponderExcluir
  11. gostei muito do seu blog , tu gosta de analisar gráficos que são de uma forma alto intuitivo !!

    adiciona na groll! tamo junto => https://poderosoagiota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amigo, você divulga no blog sua carteira? Quais ativos e peso percentual está alocado? Não encontrei. Gostaria de avaliar, se possível. Abraço

    ResponderExcluir