segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Fechamento Setembro 2018 | R$ 346.665,83 (+1,11%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de SETEMBRO / 2018:

Resumo:

- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 346.665,83

- Valor investido no imóvel: R$ 341.757,27*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 688.423,10

Renda Passiva:


- Renda Passiva de setembro/2018: R$ 2.564,54**

**(Aluguel, Cupom de TD, Juros de LCA, LCI, CDB, Debentures, Rendimentos de FII, Dividendos e JSCP de Ações).
A renda passiva de agosto cobriu 90% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 88% dos meus gastos no ano.

Variações no período:

- Variação da Carteira no período (Setembro/18): 
+1,11%
- Variação da Carteira em 12 meses (set/17 a set/18): + 5,0%
- Rentabilidade do mês (set/18): 
-0,85 %
- Rentabilidade do ano (até set/18): +1,23%
- Rentabilidade em 12 meses (set/17 a set/18): + 1,96%














Resultados de Setembro:

E novamente mais um mês entre altos e baixos que terminou no baixo. Meus FIIs não se recuperaram e seu peso na carteira acaba por impactar muito minha rentabilidade geral.

Em setembro, gastos um pouco acima dos previstos, mas renda passiva em linha.

Melhores rentabilidades do mês EZTC3 +5,0% e ITSA3 +4,9%
Piores rentabilidades do mês MFII11 -31,4% e UNIP6 -15,1%

MFII11 finalmente saiu do castigo por atuar em um esquema parecido com o modus operanti de uma pirâmide e e pagou caro por isso. Queda significativa do ativo. Bom que ele representa menos de 1,5% da minha carteira.

Eleições

Estou muito feliz com a performance do partido NOVO nessas eleições! Foram 8 deputados federais eleitos, 12 deputados estaduais e 1 Governador a disputar o segundo turno em Minas Gerais!
Além disso, o Amoedo ficou incrivelmente em 5º lugar, com 2,5% dos votos válidos. O resultado é considerável, tendo em vista que o NOVO é um partido sem tempo de televisão, sem ter ido aos debates, e que teve mais votos que candidatos com estrutura partidária bem maior, ou mais conhecidos (vide Marina, Meirelles e Álvaro Dias). Tenho certeza que, se muitos não tivessem partido para o voto útil, o Amoedo teria pelo menos o dobro de votos.

No meu post anterior achei que daria Bolsonaro x Ciro, entretanto o Haddad realmente conseguiu absorver os votos pró-Lula de maneira eficiente. Mercado reagiu muito bem hoje e bom, me resta votar no Bolsonaro.

Tédio

Acho que não tem palavra que está me definindo melhor... e começo a ficar preocupado com isso. Tédio nos investimentos, no trabalho. E olha que ultimamente estou saindo bastante (o dobro do normal, aliás), conhecendo pessoas... 
Fico com receio de estar sofrendo algum tipo de depressão, ou algum sintoma de ansiedade "por algo". Fica aqui registrado essa sensação... se isso piorar vou procurar alguma ajuda profissional.

Frugalidade ou Pão Duro?

Um amigo meu comprou um celular high end... vulgo top de linha. Investimento na casa dos R$ 2.600. O celular é bem legal, e bom.. olhando para o meu velho aqui (comprado em maio de 2016 - paguei R$ 1.100 na época) fiquei com aquele leve desejo consumista de comprar um aparelho novo.

Mas só de cogitar gastar R$ 2.600 em um celular, meu cérebro já "trava" a vontade. Que loucura isso.. pois estamos falando de 0,7% da minha carteira ou 0,37% do meu patrimônio! Por que isso acontece? Não vou dizer que estou morrendo de vontade de ter esse celular ou que fico vendo videos e namorando ele... apenas o achei legal, e pensei que eu poderia ter um também se assim o quisesse. Isso me fez pensar, se talvez eu não deveria começar a me dar alguns presentes mais caros...

ou não?


Abraço a todos!


20 comentários:

  1. Boa noite, caro Japa!

    Para que serve o dinheiro se não aproveitarmos com o que gostamos?

    Você pretende viver a IF como um ávaro contando os centavos e comendo arroz e pão?

    Se de esse presente, você merece!

    A vida não é só juntar.

    Abc e aproveita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah Boa Anon, agradeço a dica, mas concordo em partes...
      Tanto que até a vontade de comprar esse celular já passou

      Abraços!!

      Excluir
  2. Cara não pago nem fodendo, acho melhor comprar outro de 1k que faz tudo muito bem tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Advogado... estou vendo algumas opções mais em conta. Algo que me agrada muito em celular é a câmera, e tem umas bem legais em modelos de ~1.500

      Abraços

      Excluir
  3. Tem uma coisa que já aprendi. Conhecer pessoas, ter uma vida social movimentada por si só não nos preenche em nada se essa vida social e essas pessoas não tiverem nada haver com nossa personalidade.
    As vezes você está próximo a um grupo de pessoas conversando, percebe as pessoas tentando impor suas opiniões, se mostrarem com a razão ou melhores que os outros numa disputa de egos, isso te trás uma sensação boa? Não.
    Pessoas e vida social podem trazer satisfação se você puder ser você mesmo nesses ambientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, é isso aí! Saí bastante com algumas pessoas que não tem conteúdo nenhum! E isso é bem ruim...

      "Pessoas e vida social podem trazer satisfação se você puder ser você mesmo nesses ambientes"
      Concordo totalmente!

      Abraços

      Excluir
  4. O tédio faz parte, mas não deixe de procurar ajuda caso veja que isso é constante e, de alguma forma, afeta seu dia a dia. Quanto ao celular, eu tbm não teria essa "coragem" em pagar tão caro por um aparelhinho, hahaha. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais duro você é consigo mesmo, mais fácil é enfrentar a vida: quanto mais há suor no período de paz, menos há sangue na guerra

    ResponderExcluir
  6. Japa, falando de celular, dê uma olhada nos chineses da xiaomi! É a apple chinesa, você encontra inúmeros vendedores no ML e o custo benefício dos mesmos é ridículo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assino embaixo do comentário do colega acima.

      Não troque de celular se este te atebde bem atualmente, mas quando o fizer, procure pelos Xiaomi.

      HOJE te recomendaria o Xiaomi Note 5, por volta de 1100 reais, faz 90% do que esse cekulce do seu amigo faz custando menos da metade.

      ABS!

      Excluir
  7. Fala Japa,

    Não pago mais do que mil reais em um celular, é jogar dinheiro no ralo. Daqui 2 anos já esta obsoleto. Esse é um gasto que não sinto a menor vontade de ter kkkkk já minha mulher esta namorando um de 2600, vejo discussões em breve kkkk

    ResponderExcluir
  8. esse mês eu comprei um Nintendo Switch pra mim. 2k reais... aproximadamente 5% do meu patrimônio... mas, quer saber? a gente guarda pra gastar. aí amanhã vai e morre rico. penso no futuro e vou economizando, mas não vou deixar de ter prazer... aí tu não tem prazer e fica tedioso, com depressão, e gasta com psicólogo.

    ResponderExcluir
  9. Acha a BBSE3 um bom investimento? Se puder incluir meu Blog no feed rss da blogosfera ficarei grato! https://lucrandonabolsa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cuidado para não ficar miserento rsrsrs
    Tem que se premiar de vez em quando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Boa pobre Japa.

    No fim do ano, no Natal, compre um presente bem legal para você, pois vc merece.

    ResponderExcluir
  12. 2600 realmente é carinho, mas depende do uso, se o cara usa muito o celular acho que vale a pena, eu tenho um Iphone 6s já estamos no 8 e até iphone x, mas para mim que usa o básico já está bom

    ResponderExcluir
  13. Fala, Japa. No Longo prazo é perigoso privar-se em excesso. Igualmente perigoso é ceder a todos os desejos, muitos deles efêmeros. O segredo é saber dosar certinho.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Japa, gostei do seu blog e estarei adicionando em meu blogroll!
    Gostei de sua carteira, bem diversificada porem sem exageros! Seu controle com graficos também é bem legal.

    Sucesso em sua jornada! Criei meu blog recentemente, poderia me adicionar em seu blogroll? Certamente farei o mesmo!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www,executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
  15. Queria esta nesse nível de investimento mas ainda não estou nema metade disso mas estou investindo para ganhar dinheiro para chegar la

    ResponderExcluir