sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Fechamento Agosto 2018 | R$ 342.861,32 (+1,78%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de AGOSTO / 2018:

Resumo:

- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 342.861,32

- Valor investido no imóvel: R$ 341.757,27*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 684.618,59

Renda Passiva:


- Renda Passiva de agosto/2018: R$ 2.742,12**

**(Aluguel, Cupom de TD, Juros de LCA, LCI, CDB, Debentures, Rendimentos de FII, Dividendos e JSCP de Ações).
A renda passiva de agosto cobriu 106% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 88% dos meus gastos no ano.

Variações no período:

- Variação da Carteira no período (agosto/18): 
+1,78%
- Variação da Carteira em 12 meses (ago/17 a ago/18): + 9,0%
- Rentabilidade do mês (ago/18):
-0,09 %
- Rentabilidade do ano (até ago/18): +2,09%
- Rentabilidade em 12 meses (ago/17 a ago/18): + 5,66%










Mais um mês andando de lado devido principalmente as instabilidades do cenário eleitoral. Meus FIIs despencaram a partir de maio e por lá ficaram. Carteira de ações segue com seus altos e baixos, mas pelo menos supera bem ainda o IBOV, o motivo: tenho UNIP6 e SUZB3 que seguram bem as pontas, principalmente devido as últimas altas do dólar.

Melhores rentabilidades do mês: IVVB11 +12,2% e MDIA3 +11,1%
Piores rentabilidades do mês: QUAL3 -21,3% e AEFI11 -15,2%

Aporte em baixa, pois já estou recebendo meu salário a menos. Custos em dia e Renda Passiva conforme o esperado também.

Cenário Eleitoral

O autor deste blog que vos fala irá votar no João Amoedo, do Partido NOVO. Não tenho esperanças que ele vá para o segundo turno, porém, acho muito importante eu expressar meu voto e meu apoio nesse candidato e no partido. Não sou a favor do voto útil, ainda mais agora que finalmente temos um candidato que possui princípios pelo dos quais compartilho.

Mas amigos, minha bola de cristal diz o seguinte: Segundo turno será entre Bolsonaro X Ciro Gomes.
Meu voto nessa situação será pelo Bolsonaro (pois é)... mas, acho que o Sr. Ex Governador do Ceará, Ciro Gomes, irá ganhar essa eleição e será o nosso próximo presidente. Esperar para ver como o mercado irá reagir...  o que vocês acham?

Economia Burra...

Eis que o esperto aqui ferra com o ziper da mochila que uso para transportar notebook. Como ela já estava meio acabada, decidi comprar outra mochila, mas não quis gastar muito. Resultado: comprei um lixo de R$ 40,00 na internet que começou a se desfazer em 3 SEMANAS! Agora, fui e comprei outra bem melhor por R$ 85,00 (o que convenhamos, está bem barata ainda) nessas lojas "importadas", que é MUITO boa, tem ótimos compartimentos e é bem discreta, material de boa qualidade e acolchoada no apoio as costas.

Amigos, tudo bem economizar em compras, só não façam igual eu e prezem pelo mínimo de qualidade. Eu deveria ter devolvido a bolsa assim que ela chegou em casa, mas decidi arriscar...

Trabalhando...

Estamos avançando bem no novo projeto que estou envolvido. Equipe totalmente nova e, recebo elogios pelos serviços que ando fazendo. Mas ainda bate uma insatisfação pessoal... será que estou precisando de novos ares? Aquele plano de ficar um tempo no exterior me atrai, mas não tenho coragem de pedir demissão (aliás, pela falta de serviço recente, eu achei que iria ser demitido).

Então, resta continuar trabalhando, aportando e seguir a vida. Como não estou deprimido nem estressado, dá para levar ainda...

Abraços povo!




18 comentários:

  1. acho que, infelizmente, vai dar pt nessa eleição. O haddad já está empatado com o ciro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, estou começando a achar que você tem razão, existe uma chance muito alta de rolar PT denovo...

      Excluir
  2. Fala,pobre japa. Acompanho seu blog a muito tempo, gostaria de fazer umas perguntas... Tenho 19 anos e estou terminando meu primeiro ano de engenharia na poli usp. Qual o valor médio do salário de um engenheiro civil em uma empresa grande da área?(como referência, pode utilizar a sua, pois é a que vc tem mais contato,né) e gerente e diretor?(valores líquidos) Somado a isso, quantas horas eles precisam trabalhar por dia, e aos finais de semana, para ter esse vencimento? Pergunto isso, pois sei que vc é da área e tem muito mais experiência que eu, poderia compartilhar isso com alguém que esta´entrando nesta área agora? tenho medo de me iludir e gostaria de saber essa questão de valores para saber como é a realidade. grande abraço e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon aspirante a Engenheiro, segue abaixo minhas respostas:
      Para um recém formado: de R$ 2,500 a R$ 3.500.
      Profissionais com 5-10 anos de experiência: de R$ 8.000 a R$ 11.000
      Gerentes e Diretores já costumam ser PJs, aí vai de R$ 13.000 a R$ 60.000

      Esses são valores brutos. Líquidos tem que fazer algumas continhas aí (tira uns 15% mais ou menos para ter uma noção).

      Olha, a rotina depende muito da empresa, da sua função, e da sua disposição também.
      Normalmente eu trabalho das 7h30 até 19h00 todo dia..
      Pelo menos 2 sábados por mês... mas aí até as 17h no máximo.

      Só não espere se formar e ganhar mais de R$ 5.000... que isso é muito difícil, mesmo em grandes centros como São Paulo.

      Abraços

      Excluir
  3. Como disse o Anonimo 22:30...tambem acredito que teremos Haddad x Bolsonado segundo turno. O Haddad ja vem abocanhando os eleitores do Lula. Parabens pela sua renda passiva. IR atingida. Agora é chegar na liberdade financeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gari, estou achando agora que dará Haddad x Bolsonaro mesmo. Ele conseguiu absorver muito os votos do Lula...

      Valeu... IF quase atingida hehehe
      Abraços

      Excluir
  4. Respostas
    1. Bom, pelo menos ele está com um viés um pouco mais liberal né.. hehe.

      Excluir
  5. Respostas
    1. É o que vai acontecer no final das contas.. mas eaí, quem ganha?

      Excluir
  6. A ideia de ir pro exterior é valida , mas só faca isso se for demitido.
    Não peça a demissao por esse motivo.

    A sua experiência no exterior pode não ser tão satisfstoria (eu acho que será,as tudo pode oxorrer) e vc voltará com DOIS arrependimento s na bagagem.

    Se vc for demitido e resolver viajar, foda-se o que ocorrer na viagem, era o melhor cenário a vista no momento!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Animal, será bem difícil eu pedir demissão.. bom, pelo menos esse ano hehe

      Tenho esse receio, tenho que controlar minhas expectativas

      Abraços

      Excluir
  7. Você está equivocado. Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno, se você parasse com essa besteira de votar no Amoedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, não seria 4% a mais que vai fazer o Bolsonaro levar no primeiro turno... Ele está muito longe de ter 50% dos votos.

      O voto útil nem faz sentido no primeiro turno. Ainda mais em um pais "dividido" e pluralizado como o nosso..

      Excluir
  8. Rapaz como dá discussão falar sobre política, irei me abster dos comentários neste assunto.

    Japa está arrebentando! Assim logo menos vc chega nos 500k! Parabéns!

    Forte abs!

    ResponderExcluir
  9. Japa, vai dar Haddad x Bolsonaro no segundo turno, mas levo vantagem no comentário de pelo menos dez dias, então a sua análise na época, não estava equivocada. Gosto de seus gráficos, bem suscinto. Também vou votar no Novo 30. Acredito que voto útil no primeiro turno é pensamento de gente burra. No seu imóvel você não está aplicando nenhuma correção nos valores? Porquê? Não acha que isto pode acabar distorcendo o resultado do seu patrimônio? Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fala, Japa. Neste mês os valores em ativos financeiros superaram o valor investido no imóvel, mas certamente este tem um valor de mercado ainda bem superior. Parabéns pelo patrimônio, um objetivo de vida para a maioria dos membros da finansfera chegar onde vc já chegou, eu incluso.

    Tenho simpatia pelo Amoedo, mas vou de Bolsonaro logo. Quanto mais distante ele ficar do Haddad no primeiro tudo, melhor. Se eles vão com pouca diferença, a chance do petista aumenta demais. Foda.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  11. Carteira muito top estou trabalhando para chegar la estou seguindo os teus passos. Pretendo ganhar dinheiro com dividendo e viver de renda extra

    ResponderExcluir