terça-feira, 2 de maio de 2017

Fechamento Abril 2017 | R$ 280.155,75 (-0,38%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de ABRIL/ 2017:

Resumo:
- Carteira [ líquida ] atual: R$ 280.155,75
Valor investido no imóvel até abril/17: R$ 215.819,20
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 495.974,95

- Renda Passiva de Abril/2017: R$ 1.949,42
(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Debenture e Dividendos de FII).
A renda passiva de abril cobriu 80,2% dos meus gastos no mês.

- Variação da Carteira no período (abr/17): -0,379%
- Variação da Carteira em 12 meses (abr/16 a abr/17): + 24,34%
- Rentabilidade do mês (abr/17): + 0,00%
- Rentabilidade do ano (até abri/17): + 5,60%
- Rentabilidade em 12 meses (abr/16 a abr/17): + 14,67%

Benchmark - mês | ano | 12 meses

- SELIC - 0,79 | 3,84 | 13,47
- CDI -      0,79 | 3,84 | 13,45
- IBOV -   0,64 | 8,59 | 21,32
- IFIX -     0,16 | 9,20 | 30,99
- IPCA -   0,21 | 1,18 | 4,16


Situação da Carteira no final de ABRIL / 2017:


Evolução da Carteira - Histórico Completo - Registros de ABRIL:


Distribuição do Patrimônio - ABRIL / 2017:




Olá amigos!

Pelo terceiro mês seguido estou andando de lado, o motivo é que tirei férias em março e isso comprometeu a receita de abril (pois eu a recebi no final de fevereiro..)
Porém agora a tendência é voltar a normalidade. Receitas virão do salário, do aluguel do meu apartamento e dos meus ativos de carteira (isso claro, se minha rentabilidade sair do 0%).

Em abril, apesar do IFIX ter ficado positivo, meus FIIs sofreram desvalorização. Fiz alguns aportes em fundos de papel e ETFs (que ainda estou em fase de estudos, por isso a baixa exposição).

A partir deste mês, irei monitorar quanto de renda passiva "garantida" estou tendo, por mês.
Isso corresponde a todo valor que recebi com aluguél, juros do TD Selic, juros de aplicações de RF como LCA, LCI e CDB, além de Debentures e Dividendos de FII.
Não estou incluindo variação de valor de mercado de FII, nem ETF, nem a marcação a mercado para venda antecipada de TD IPCA ou Pré.

No mês passado, essa renda passiva cobriu 80,2% dos meus gastos pessoais. Aqui, um adendo: somente não inclui o que eu pago de financiamento do imóvel, pois ainda entendo que é um investimento em patrimônio. Contando o financiamento, a renda passiva cobriu 37,6% de todas as minhas despesas.

#RumoaIF!

VIDA PESSOAL

Academia em abril foi um fracasso. Estou emagrecendo novamente (o que não é a intenção), e pretendo voltar agora em maio. 
Socialmente falando, também as coisas estão bem. Não vou detalhar muito (apesar da vontade de compartilhar minhas experiências sobre) haha, pois não é o objetivo deste blog.

Estou tendo muita chateação com certas conversas com alguns amigos / colegas. Percebi que não consigo conversar com a maioria das pessoas, sobre alguns assuntos mais 'sérios'. Eu tento respeitar a opinião alheia, porém, em um debate de diferentes ideias, espero ouvir argumentos, fatos, dados, ou uma análise de um ponto de vista diferente do meu, embasado em um mínimo de raciocínio lógico.

...mas, me deparo com alguns "Eu acho isso, é minha opinião e pronto!".

WTF? Leitor, caso você seja alguém assim, saiba que todo mundo tem opinião, mas OPINIÃO NÃO É ARGUMENTO.

Quero deixar um trecho da entrevista do Walter Carnielli, muito interessante por sinal:

"Nós, brasileiros, temos uma péssima educação argumentativa: confundimos discussão com briga, e vemos as críticas como inveja, falta de amizade, falta de amor etc. Pior ainda: quando começa uma discussão, muitas vezes vem o seguinte: ‘tenho o direito de ter minha opinião’, seja sobre o criacionismo, o governo, a política ou a pena de morte. Claro que todos têm o direito de manter sua opinião, mas opinião não é argumento. A democracia também é feita de opiniões - ninguém precisa argumentar para votar no candidato que preferir, basta manifestar sua opinião nas urnas. Mas quando o candidato quer nos convencer, ou quando queremos convencer os outros sobre nossa posição política, nossa crenças não bastam."
O acesso a rede sociais em massa intensificou essa falta de "educação argumentativa" do brasileiro. Em época de eleições, ou em situações de instabilidade política/econômica como vivemos hoje, isso se potencializa!
O restante da entrevista é bem interessante e é possível acessá-la neste Link 

Grande abraço

PJ


21 comentários:

  1. Você gasta pouco por mês hein? Tá loco! hehe

    Parabéns pelo patrimônio, sua evolução está muito rápida!

    Também tenho um imóvel que alugo e as vezes me questiono se não valeria a pena vendê-lo e investir a grana, mas é preciso considerar que é um ativo de longo prazo.

    Iniciei meu blog hoje, se quiser dar uma conferida e adicionar no seu blogroll, vou adicionar você também!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gasto nada, de 2 a 3 mil por mês.. acho muito hahaha
      Cara, eu só não vendo o meu agora pq está em um péssimo momento os imóveis, vamos ver mais pra frente..

      Te adicionei aqui, boa sorte com o blogg
      Abraços!

      Excluir
  2. Buenas, PJ! Tô de volta!!! Muito boa a cobertura que você já tem pela renda passiva - parabéns!!! Eu também consideraria a parcela do apartamento como investimento.

    "Eu acho isso, é minha opinião e pronto!" Respeitar a opinião não quer dizer concordar com a opinião da pessoa. Eu tenho muito cuidado ao entrar em discussões, principalmente se a outra parte não se baseia em fatos e sim em crenças. Contra fatos não há argumentos, mas contra crenças fica difícil expor fatos.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está de volta IpV!
      Contra fatos não há argumentos... isso ae!

      Grande abraço

      Excluir
  3. Parabéns Japa.
    Agora é voltar forte com os aportes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês de maio vou entrar forte!

      Abraços!

      Excluir
  4. Aeee Japa! Bom demais amigão.

    Eu fiquei 3 meses sem aportar kkk, estava complicado.

    Nosso instinto aportador nos deixa aflitos sem aporte.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu jejum de aportes chegou ao fim VdC! heheheh
      chega de aflição

      Abraços!

      Excluir
  5. Grande Pobre Japa!

    Essa renda passiva X gastos está boa demais hein? Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero melhorar nos próximos meses, vamos ver!

      Excluir
  6. Fala Japa!

    Estou sofrendo com o Tesouro Selic, caiu muito o rendimento e a tendência é cair mais ainda..

    Seus gastos mensais são excelentes, continuando assim a barreira dos 500k vem nesse mês.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grana em Selic é meu colchão de segurança... hehehe, o problema é a consequencia da Selic com o DI, fazendo minha rentabilidade na RF cair cair...

      Abraços!

      Excluir
  7. O baixo desempenho da minha carteira também se deveu aos FII e ao TD. Mas sigamos em frente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou até fazendo alguns Trades de TD.. haha

      Abraços

      Excluir
  8. Boa Japa, embora lateralizando, pelo menos curtiu umas férias.
    Quanto ao "eu acho, é minha opinião e pronto", estou com alguns conhecidos com essa mania agora também... ao discutir algum assunto mais sério, soltam essa de "é minha opinião e pronto", como se fosse argumento válido.
    Complicado.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz.

    Que trecho lega esse da entrevista.

    Gostei bastante dele, eu também já passei por isso algumas vezes.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Ainda que considere o financiamento em suas despesas, a renda passiva está com uma boa cobertura já! Qual debênture você tem em carteira
    Muito bom acompanhar a trajetória do futuro ex-Pobre, mas sempre Japa!
    Abraços!

    ResponderExcluir