quarta-feira, 2 de maio de 2018

Fechamento Abril 2018 | R$ 398.333,20 (+1,21%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de ABRIL / 2018:

Resumo:

- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 398.333,20
- Valor investido no imóvel até abril/18: R$ 248.833,40*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 647.166,60

Renda Passiva:

- Renda Passiva de abril/2018: R$ 2.958,59**
**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Dividendos e JSCP de Ações, Debenture e Rendimentos de FII).
A renda passiva de abril cobriu 88% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 71% dos meus gastos no ano.

Variações no período:

- Variação da Carteira no período (abril/18): 1,21%
- Variação da Carteira em 12 meses (abr/17 a abr/18): + 42,0%
- Rentabilidade do mês (abr/18): + 0,18%
- Rentabilidade do ano (até abr/18): + 5,75%
- Rentabilidade em 12 meses (abr/17 a abr/18): + 13,95%










Olá amigos!

Não foi dessa vez que cheguei nos R$ 400K em ativos financeiros. Como podem ver no gráfico de rentabilidade do mês, passei o mês todo no vermelho e só recuperei agora no final.

Renda Variável já representa 30% do meu patrimônio total (incluso aqui o imóvel) e mais da metade da minha carteira de ativos financeiros. Se observarem a minha alocação de ativos em dezembro/2015, eu só tinha LCA (59% do patrimônio), e graças ao conhecimento adquirido (devo muito aos colegas da blogosfera) hoje possuo resultados melhores no que diz respeito a rentabilidade.

E pensar que em abril de 2014 (apenas 4 anos atrás) minha carteira era 12 vezes menor que hoje.

Melhores ativos do mês foram SUZB3 +22,3% e QUAL3 + 8,7%.
Piores ativos foram MDIA3 -14,2% e EZTC3 -12,8%.

Tive muitos gastos em abril. O aluguel que recebo fez com que eu tivesse que pagar Imposto de Renda para o Governo, prejudicando o meu aporte. A expectativa é que maio seja uma mês "normal", pois não tenho nenhum grande gasto previsto.

Percebi que muitos colegas pararam de postar a rentabilidade, outros até pararam de postar os fechamentos... Acredito que as criptomoedas e suas variações (para baixo) influenciaram muito nisso. Olha.. o interessante dessa comunidade é observar os cases de sucesso.. e os de (por enquanto) insucesso também. Não deixem de postar, pois nem tudo serão flores nessa vida.

Ganhei um respiro no trabalho. Alguns pequenos projetos novos para tocar nos próximos dias. O risco de emprego continua em sinal amarelo, de atenção, porém a chance de ficar desempregado e entrar para as estatísticas está menor.

Creio que defini meu "Plano Demissão":

- Quitaria o Saldo devedor do meu apartamento com recursos do acerto e completaria com o que tenho de TD Selic.
- Iniciaria o Plano Exterior: iria em busca de um curso de inglês na Irlanda ou Austrália e tentaria viver com o pouco de renda passiva que tenho mais um eventual trabalho braçal nesses países.
- Provavelmente ficaria 1 ano nessa brincadeira, até a economia brasileira dar uma melhorada.

Ah, a vontade de vender esse apartamento é grande heim...

"Descobri" que se eu vender esse apartamento por menos de R$ 440.000, por ser meu único imóvel, eu não pago IR sobre ganho de capital. Muito bom!

No mais, é isso.

Grande abraço a todos!

28 comentários:

  1. Renda passiva linda de se ver. quase cobrindo seus gastos. Pelo menos te dá um pouco de "tranquilidade" quanto a ameaça de demissão. Agora fico imaginando o tanto de pessoas por aí que tem um bom salário, porém sem reserva de emergência e renda passiva. No caso de desemprego seria desespero total. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tenho muitos amigos e colegas na situação que você citou. No meu caso, a frugalidade pesa a favor. Reserva por aqui é o que não falta, levando em conta o custo de vida que tenho atualmente

      Abraços

      Excluir
  2. Parabéns pela evolução Japa. Pagar IR sobre o alugel é realmente péssimo. está seguro caso aconteça alguma eventualidade no trampo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sequoia, isso mata bastante a rentabilidade do bem. Mas faz parte..

      abraços!

      Excluir
  3. Qse 400 mango. Legal, parabéns.

    AA40 | Comunidade FIRE Brasileira
    www.aposenteaos40.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase AA40! Creio que até o meio do mês eu chegue na marca!
      abraços

      Excluir
  4. Então não sou só eu que estou vislumbrando uma demissão. Torço para que seja apenas ilusão.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa Japa, um número de grande respeito! O importante é persistir e seguir na jornada fortemente.
    Torcendo para que tudo ocorra bem no seu emprego!
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Japa.

    Demissão não é nada bom,porém você se encontra em uma situação que te permite fazer escolhas. Uma minoria está neste nível.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade G65, tenho ciência que estou em uma situação relativamente confortável. Fruto de 6 anos de frugalidade e trabalho duro.

      abraços

      Excluir
  7. A isenção do IR na venda do apto é somente se vc comprar outro de mesmo ou maior valor dentro de 6 meses. Quanto ao IR sobre aluguel vc pode combinar com o locatário a não declaração no IR ou deixar em nome de terceiro que não tenha IR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Galo! Então, existe uma outra condição de isenção que eu não conhecia e me enquadro, olha só:

      3 – Único imóvel residencial até R$ 440 mil é isento
      Se o valor de venda da casa é de até R$ 440 mil, não paga imposto. Mas precisa ser o único imóvel em seu nome e não pode ter vendido casas ou apartamentos nos últimos cinco anos.

      Sobre o IR do aluguel, este imóvel está via imobiliária. E ah, eu declaro tudo certo, não acho correto deixar no nome de terceiro... sonegar não está entre as opções, porém lamento (como bom aportador) ter que destinar uma grana para pagar IR, mas faz parte.

      Abraços

      Excluir
  8. Fala PJ!

    Muito bom, próximo fechamento já bate os 400k!

    Gostei do seu plano de demissão, mas será que não encontraria alguma vaga de trabalha em sua area em alguns desses paises?

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Steynd B! Próximo mês quase certeza que viro nos 400K.

      Sobre se eu encontraria uma vaga nesses países, seria um pouco difícil, mas não impossível (sou engenheiro). Teria que verificar a validação de diploma, mas na verdade.. se eu conseguisse qualquer coisa que fosse da área já seria muito bom

      abraços

      Excluir
  9. Descobri por que minha rentabilidade nas ações foi péssima esse mês. Tenho MDIA e EZTC na carteira.
    Parabéns Pobre Japa! Pela evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, Lavo Jato na MDIA e a expectativa de faturamento da EZTC tiveram fortes impactos..
      Abraços Surfista, obrigado

      Excluir
  10. PJ, como disse o colega, a isenção dos 440k implica na compra de outro imóvel em 6 meses. Eu nunca ouvi falar em condição diferente dessa. Não sou contador mas já intrtmediei a venda vê alguns imóveis na família

    Sobre o plano numa eventual demissão : eu faria exatamente o mesmo. Quite o imóvel. Mas é importante manter se vc tiver alguém de extrema confiança (pais) que podem gerir a locação enquanto vc tiver fora. Vc receber email falando que o inquilino está reclamando do chuveiro quebrado vai estragar sua viagem. Deixe um parente livre para resolver pequenas pendências.

    Aproveite e FAÇA a viagem international. Fiz uma ha dez anos e as memórias que guardo são incríveis.
    Ass vezes olhamos pra trás para nossas vidas burocráticas e é difícil achar algo que realmente marcou positivamente, naquele clichê de "vou contar pros netos". Uma viagem dessas as vezes trás justamente isso.

    Uma sugestão fora o óbvio seria a China.

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Animal!

      Existem outras condições de isenção, uma delas foi a que eu citei:

      “Art. 23. Fica isento do imposto de renda o ganho de capital auferido na alienação do único imóvel que o titular possua, cujo valor de alienação seja de até R$ 440.000,00 (quatrocentos e quarenta mil reais), desde que não tenha sido realizada qualquer outra alienação nos últimos cinco anos”

      (art. 23 da Lei nº 9.250, de 1995)

      Inclusive motivo de conteúdo em vários sites:

      http://abacusliquid.com/irpf/como-declarar-venda-de-imovel/

      https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/venda-de-imovel-de-ate-r-440-mil-e-sempre-isenta-de-ir/

      http://seudescontolegal.com.br/isencao-440mil/

      Então, eu tenho alguém de confiança sim (meus pais) que aliás já me ajudam com isso hoje.
      Sobre viagens, concordo.. tenho que fazer mesmo. China deve ser interessante conhecer, mas não sei se ficaria meses por lá hehe

      abraços!

      Excluir
  11. Evolução constante, muito bom, Japa.

    "em abril de 2014 (apenas 4 anos atrás) minha carteira era 12 vezes menor que hoje"

    Seu crescimento é vertiginoso. Espero chegar lá algum dia! Seu plano demissão tbm me parece bom, acho que seria um bom "up" no currículo.

    Acho que o pessoal tem de postar o fechamento mesmo, seja com alta ou com baixa. O meu atrasei por preguiça, mas até semana que vem estará no blog.

    Tbm paguei imposto de renda complementar. Foda.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Fala PJ, ótimos resultados !! seu AP não está financiado? logo se você vender por 400k não pegaria esse valor pois teria que abater o saldo devedor. me corrija se eu estiver errado !

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Japa! Resultados constantes! Continue assim! No próximo é 400 k!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom cara, e muito chique seus gráficos, meus parabéns.
    Interessante seu plano demissão. É sempre bom já ter algo em mente. De qualquer forma você está melhor que 99% das pessoas que precisarão estar trabalhando assim que acabar o seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  15. Cara, grande evolução! Bom plano de demissão. Se puder, realmente tente passar 1 ano fora, vc voltará com outra mentalidade e muita experiência. Abraços. http://amigorico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Um ótimo lugar para investimentos! Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá PJ,

    Muito boa sua evolução e de muito bom gosto os seus gráficos.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  18. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir