quarta-feira, 4 de abril de 2018

Fechamento Março 2018 | R$ 393.581,31 (+3,26%)

Olá companheiros da Finansfera! 
Segue fechamento de MARÇO / 2018:

Resumo:
- Carteira [ Ativos Financeiros ] atual: R$ 393.581,31
- Valor investido no imóvel até março/18: R$ 246.287,60*
*(Todo dinheiro investido no imóvel até o momento, sem correções - valores absolutos).
- Valor Total de Patrimônio (carteira + imóvel): R$ 639.868,91

Renda Passiva:
- Renda Passiva de março/2018: R$ 2.678,51**
**(Aluguel, Juros de TD Selic, LCA, LCI, CDB, Debenture e rendimentos de FII).
A renda passiva de fevereiro cobriu 173% dos meus gastos no mês.
A renda passiva de 2018 cobriu 66% dos meus gastos no ano.

Variações no período:
- Variação da Carteira no período (março/18): 03,26%
- Variação da Carteira em 12 meses (mar/17 a mar/18): + 40%
- Rentabilidade do mês (mar/18): + 1,69%
- Rentabilidade do ano (até mar/18): + 5,56%
- Rentabilidade em 12 meses (mar/17 a mar/18): + 13,74%












Olá amigos!
Para quem gosta de gráficos, está aí! Inseri este mês os gráficos de rentabilidade por ativo, do mês de março e do acumulado de 2018! Faço com o objetivo de mostrar minha estratégia, o que está dando certo.. o que está dando errado..
Minha carteira de ações performando muito bem, com rentabilidade de 19,3% em 2018, batendo o índice. A rentabilidade geral da carteira está bem menor, puxada pela minha exposição em renda fixa.

Melhores ativos do mês: SUZB3 com 53,8% e ABEV3 com 10,2%
Piores ativos do mês: QUAL3 com -22,3% e MDIA3 com -14,3%

É.. bem vindos a renda variável. Variações dessa magnitude em apenas 1 mês.

Estou muito próximo de chegar em R$ 400K de ativos financeiros. Dependendo do mercado em abril, chegarei nesse valor nos próximos dias.

Mesmo com a alta exposição em Renda Fixa, minha carteira está com uma rentabilidade bem satisfatória. Indo devagar e sempre...

No trabalho, a baixa demanda de novos projetos ligou o sinal de alerta. Existe a possibilidade (por enquanto baixa) de eu ser dispensado. Caso isso aconteça, estou financeiramente preparado... mas, pretendo continuar trabalhando, estou estou me dedicando um pouco mais do que o habitual por aqui. Como sou CLT, a empresa teria um bom valor a ser pago...

Caso isso aconteça, ainda não sei exatamente o que faria da vida:

- Aproveitaria para fazer um ano sabático no exterior? Viajando durante 1 ano?
- Voltaria para minha cidade no interior e procuraria um emprego por lá? Vida tranquila?
- Ficaria um tempo aqui mesmo no Brasil, sem fazer nada mesmo, só Netflix e Tinder? 

Grade abraço a todos!

31 comentários:

  1. Ótima evolução Japa. Gostei dos novos gráficos, faz muitos mais sentido analisar assim do que somente o valor daquele mês.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sequoia! Pois é.. para mim ficou melhor também para analisar a evolução e os riscos de volatilidade

      Abraços

      Excluir
  2. Caso aconteça o pior da demissão, fique 6 meses no exterior para desenvolver uma língua estrangeira ou iniciar os estudos em uma. Se for possível, vinculado a uma instituição de ensino superior. Se não for possível, vida loka mesmo.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animal.. eu penso em seguir por esse caminho mesmo

      Abraços

      Excluir
  3. No seu caso não diria um ano sabático, mas acho interessante ficar 6 meses viajando de boas enquanto procura outra oportunidade. Tipo: Apareceu, OK! Não apareceu, continuo viajando.

    Depois de uns 6 meses aí sim eu voltaria a procura de emprego dedicada, isso sem muita preocupação devido ao patrimônio.

    Eu já cheguei a comentar aqui com você certa vez que eu também estava me formando em engenharia e estava receoso sobre arrumar emprego.

    Hoje eu tenho um patrimônio de cerca de 80k e tenho um custo de vida médio de 2k, isso considerando a mensalidade da faculdade, o que me mantém hoje é o estágio e em caso de perda do estágio atual ou desemprego pós faculdade, eu ainda teria 3 anos de "sustento mensal" garantido.
    Acho que se você pensar dessa forma , você conseguiria definir melhor o que você poderia fazer e o quanto poderia gastar nessa situação(desemprego).


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, você já possui um ótimo patrimônio, com um custo de vida bem baixo.
      Eu já tenho parâmetros de custo de vida também hehehe, e como ele é muito baixo, conseguiria me manter por muitos e muitos anos ainda

      abraços

      Excluir
  4. Olá Japa!

    Sempre crescendo, próximo milionário da blogosfera! Parabéns.

    Se demitirem, um ano sabático no exterior, e após voltaria com tudo pra buscar novo emprego e ganhar mais!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a 5 anos, quem sabe não seja um milionário também?

      Abraços

      Excluir
  5. Olá,Japa.

    Seus investimentos estão indo bem.

    Caso você venha a ser dispensado, aproveite o período para investir em sua empregagilidade. Isto também é um investimento muito importante. Aprimore seu inglês morando pelo menos uns seis meses em outro país. Com um inglês melhor e vivência internacional suas opções no mercado de trabalho serão muito melhores. Sem contar com o banho cultural e as experiências que poderão ser vivênciadas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G65, agradeço o comentário! Provavelmente eu faria isso mesmo!

      Grande abraço

      Excluir
  6. Como já foi comentado mais acima um período de tempo sem fazer nada ou viajando pode ser muito bom.
    Depois que o cara tem uma certa tranquilidade financeira que lhe permite isso, tem mais é que fazer mesmo.

    O empreo pode canalizar demais a vida de uma pessoa, a ponto de em muitos casos assuntos relacionados ao trabalho se tornarem protagonistas do cotidiano.
    Fazer essa "desintoxicação" é fundamental. Até pra avaliar o que realmente foi bom ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do uso do termo "desintoxicação" nesse contexto, faz todo o sentido

      agradeço o comentário Anon, abraços!

      Excluir
  7. Parabéns Japa
    Uma das melhores carteiras que já vi aqui na blogosfera
    Rendimento mensal bom, ótima renda passiva
    tem tudo pra chegar no 1 milhão em pouco tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Yuri!
      A carteira está atendendo meus objetivos! hehehe

      abraços

      Excluir
  8. Parabéns pelo patrimônio Japa.

    Esse ano sua carteira está dando uma surra no Ibov. Rumo ao 1M.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carteira de ações está boa mesmo! hehehe, mas o consolidado, está lá em baixo.
      Abraços

      Excluir
  9. Olá Japa,

    Eu descansaria por um tempo. Mas sem deixar de me atualizar como disse o G65.
    Aqui onde trabalho também passo por esse dilema. Por hora meu risco de demissão ainda é baixo, mas estou esperto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu risco de demissão hoje, se eu fosse mensurar, é de uns 35%
      acho elevado até hahaha

      abraços

      Excluir
  10. Parabéns pela evolução, Japa. Quem sabe os 500k chegam ainda esse ano?

    Abraço e boa sorte com a continuidade do emprego!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Concursando
      Muito difícil os 500k chegarem esse ano, mas ano que vem.. quase certeza (se eu estiver trabalhando ainda)

      abraços

      Excluir
  11. Esta renda passiva tá chique!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. A economia está melhorando cara, esquece isso de ser mandado embora.
    Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A economia até está melhorando, só a empresa aqui que não.. ehhehe

      abraços

      Excluir
  13. Bom dia Japa,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IR
      Pode deixar, vou te add!
      É com pequenos aportes que se começa

      Abraços

      Excluir
  14. !!A renda passiva de fevereiro cobriu 173% dos meus gastos no mês.!!
    Japa fica nítido que você tem um custo de vida controlado, parabéns. Essa é a variável, custo de vida, que eu tenho mais preocupação para manter a chama da IF acessa.
    Muito bacana seu fechamento mensal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está fevereiro, mas na verdade é março! hehehehe
      Custo de vida controladíssimo por aqui, mas o que não está sendo nenhum esforço para falar a verdade

      Abraços

      Excluir
  15. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir