sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Usufruindo da renda passiva | Viagem a Gramado

Olá amigos da blogosfera!

Hoje queria relatar sobre uma viagem que fiz para Gramado!

Pórtico de Gramado - infelizmente não estava tão colorido quando eu fui

Já devo ter comentado que viajo constantemente e atualmente estou no sul do Brasil.. sempre aproveito os lugares que vou trabalhar para conhecer alguns locais de interesse e dessa vez não foi diferente.
Trabalhando no Rio Grande do Sul, decidi ir até Gramado com a garota que estou saindo..
Passei um final de semana lá (chegando sexta a noite e voltando domingo de tardezinha).

Não tem o que falar: GRAMADO É INCRÍVEL.
...porém, bem cara, mas eu falo isso mais adiante.

A cidade tem um charme realmente difícil de se encontrar no Brasil. Com um arquitetura alemã, prédios e ruas bem cuidadas, é um clima muito propício para ir em casal.

Acho engraçado que a cidade não tem semáforos... e os motoristas respeitam mesmo se algum pedestre quer atravessar na faixa. Eu mesmo, enquanto dirigia, tinha uma atenção redobrada para isso...

Igreja Matriz São Pedro
Percebe-se que a cidade foi feita para o Turismo: existem diversos "museus" onde, por um preço 'camarada', pode-se visitar personagens de cera, museu da moda, mundo do chocolate, mundo a vapor, mini mundo (pra quem gosta de miniaturas e maquetes, é beeeem legal!) e por ae vai... é possível até um passeio dentro de uma ferrari (no carona) por 'míseros' R$ 290 ! haha

A gastronomia é um ponto a parte também. Em Gramado se come bem, mas isso tem um preço e é bem salgado.

A famosa rua coberta, almocei 2 vezes por lá, recomendo!

Masss, como isso não é um blog de turismo e destinos, e sim de finanças, gostaria de partilhar as minhas despesas por lá:


  • Hospedagem: R$ 160,00
  • Locação de Carro: R$ 150,00
  • Gasolina: R$ 115,00
  • Alimentação: R$ 300,00
  • Passeios: R$ 60,00
  • Chocolate: R$ 40,00
  • Total: ~R$ 825,00


Desses valores, alimentação / Passeios / Chocolates se referem somente a minha parte, tendo em vista que minha companhia arcou com suas despesas.
Carro e Gasolina foram integralmente pagos por mim.
Hospedagem nós dividimos e o valor é referente a minha parte.

Lago Negro
Passando 40 horas na cidade eu gastei um salário mínimo...haha, e olha que, como um bom frugal, tentei ter gastos conscientes.

...mas o que eu realmente queria partilhar é que, vendo meus controles, percebi que meu patrimônio aumentou R$ 840 nos últimos 4 dias, ou seja... basicamente tive uma viagem super legal pago com o dinheiro trabalhando para mim, e não o contrário!

Este está sendo um ano de grande aprendizado e já estou colhendo alguns resultados.
Apesar de trabalhar (não conto aqui estágios) há 5 anos, somente este ano, meus ganhos em rendimentos já representam 60% de tudo que eu ganhei de renda passiva ao longo desse tempo em que trabalho. A blogosfera de finanças contribuiu MUITO para isso!

Essa viagem me deu novas energias... e o fato de que ela pode ser 'paga' em apenas 4 dias de renda passiva, tornam a experiência ainda mais interessante!

Bom galera, é isso, era algo bom que gostaria de partilhar
Vocês, quando usam seu dinheiro para lazer / compras / viagens, pensaram quanto tempo de renda passiva foi necessário para que tal compra ocorresse?



Grande abraço!


[EDT]
Pessoal, faço parte, junto com outros companheiros, do "Ranking alternativo de Blogueiros" do nosso grande camarada VdC! Segue link do Ranking de setembro!


36 comentários:

  1. Fala Japa esteve por aqui então?!!

    Gosto muito de Gramado e Canela, duas cidades que visito todos os anos em época de natal luz, muito bonito, recomendo!

    Os custos são altos mesmo, é uma cidade turística o ano todo, moro em uma cidade bem próxima, coisa de 1h de carro, o que deixa o passeio bem mais em conta.

    Que bom que gostou, e melhor de tudo, com renda passiva!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gaúcho! Esqueci de comentar, fui para Canela também, mas fiquei pouco mais de 1 hora lá só...

      Percebi que o esquema é fazer um bate volta mesmo, onde estou fica 2 horas de distância de Gramado...

      Abraços!

      Excluir
    2. Gaúcho, moras em uma das regiões mais lindas deste Brasil. És um privilegiado. E parabéns pela hospitalidade da região.
      Abraço!

      Excluir
  2. Boas,

    Fiz essa viagem a Gramado e Canela, fiquei 3 dias, as cidades são lindas. Os chocolates são maravilhosos e os vinhos então nem se fala.

    A melhor coisa na vida e viajar. Esse ano foi o ano que mais viajei. Fiquei fora do Brasil, foi uma paz e tranquilidade.

    Espero que vc possa viajar sempre Japa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Investidor Maluco!
      Esqueci de falar dos vinhos que tomamos também haha, bem lembrado!

      Rapaz, eu ainda quero viajar para Europa, estou devendo isso pra mim mesmo!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Boas,

      Legal, já vai se programando e guardando uma graninha. Pagar em EURO vai ser um pouquinho caro. Mas pode ter certeza que valerá a pena
      :D

      Excluir
  3. Fala japa!
    Ainda vou conhecer esse destino dentro em breve.
    Fico feliz por nao estar sendo sugado financeiramente por sua dama!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é parceira e bem consciente Piloto, um verdadeiro achado! haha

      Abraços

      Excluir
  4. Boa escolha, estive em gramado a um ano no Natal de Luz, bem bonito la, em bem salgados a comida enfim vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando em voltar lá no Natal também, mas sem hospedagem, "só de passagem" mesmo... vamos ver se rola

      Abraços

      Excluir
  5. Inveja branca de você.

    Um dia ainda chego ao seu patamar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, oloco... que patamar... aqui é humildade

      abraços

      Excluir
  6. Mah que barbaridade Pobre japa, gosto bastante destas cidades de imigrantes.
    Na próxima vez da uma pulinho em são Joaquim e Balneário Camboriú dois ótimos lugares para se conhecer por estas bandas do sul.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre;
      Balneário Camburiú é bom, mas muito cheio.. hehehe, São Joaquim eu não conheço ainda, dica anotada!

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Fala Japa.

    Estive ai, valeu cada centavo.

    Peguei 11 graus de frio.

    Espero que tenha experimentado o famoso fondue a noite.

    Aquele passeio do bondinho e o museu de cera sao otimos.

    O que faz falta è uma padaria pra tomar um cafe, eu nao vi, tomei cafe da tarde no mcdonalds rsrs.

    Nao seja tao apegado dividindo 50% a 50%, a moça pode ajudar, tipo, um almoco vc paga, um lanche ela paga depois ... Chegar a conta e fazer um split sei la, meio esquisito.

    Abraco e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VdC!
      Teve Fundue sim, claro!
      E realmente, não vi também padaria lá... tivemos que comprar algumas coisas no mercado e tomar café no apartamento..

      hahhaha, sobre a Divisão, não faço fifty fifty rs, ela não gosta que eu pague a conta... então, por exemplo, do fundue, deu 143 reais, eu paguei 100 e ela 43... um almoço que sai 65 eu pago 35 e ela 30... e por ae vai. Acho que já estamos acostumados com o split hahah

      Abraços

      Excluir
    2. Entendi, fez igualzinho eu faço kkk.

      Fifty x fifty não dá, deste jeito aí fica bacana.

      Abraço

      Excluir
  8. PB, gramado é espetacular! Morei no Sul e ia para gramado pelo menos dois finais de semana por mês. Lá tem festa o ano todo e eles decoram as ruas para cada tema de festa. Páscoa é show de bola mas natal é o mais incrível com trocentas arvores de natal pelas ruas.
    A cidade é cara sim mas você encontra boas opções para comer no Groupon ou Peixe Urbano. Um rodízio de fondue para duas pessoas pode sair pelo preço de uma só.
    Algumas atrações sao bem caras sim mas valem a pena.

    Eu aporto todos os mese se reinvisto o que recebo mensalmente. As viagens eu tento programar como dívida que sai do salário sem mexer nos investimentos recebidos e aportes. Assim minha viagens entram como gastos como IPVA, IPTU e outras taxas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem lembrei dos sites de compras coletivas, bela dica!

      Minhas viagens estão sendo meio em cima da hora, não estou conseguindo me planejar muito bem hehehe

      abraços!

      Excluir
  9. Bela viagem Japa, já fui em Gramado também, fiquei uma semana lá. A maioria das coisas são de primeira. É uma cidade cara, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Serra gaúcha, sem dúvida um dos melhores destinos do Brasil, se não for o melhor. Sou suspeito para falar. Passei lua de mel lá e retornei dois anos depois. Estou só esperando o Uozinho crescer mais um pouquinho para passar mais um Natal lá. Um lugar mágico, e para quem gosta de chocolate como eu, uma perdição, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uozinho vai gostar do Minimundo heim? Só terá que controlar ele (e vc) com relação aos chocolates mesmo! haha

      Grande abraço Uó!

      Excluir
  11. Fala Japa,
    Gramados é muito show cara, espero voltar lá em breve. Seja bem vindo ao meu blogroll!
    Me add no seu tbm

    ResponderExcluir
  12. Visitarei nos próximos anos, com certeza! Boa dica, meu caro. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DH, realmente a Serra Gaúcha é um dos melhores destinos no Brasil!

      Excluir
  13. Japa,

    É um lugar bonito, e as coisas funcionam bem - se pelo menos 70% do Brasil funcionasse tal qual essas cidades turísticas, do sul, funcionam...

    Certa vez eu li na Internet, não lembro aonde, o seguinte relato de uma pessoa, ao visitar a Serra Gaúcha:

    - "Nossa, que cidade bonita, o que vocês fazem para mantê-la assim, recebem um incentivo da prefeitura?"

    E o morador lhe respondeu: - "Temos vergonha. Vergonha de deixar a calçada suja ou a parede com pintura gasta. Todos ajeitam suas casas e calçadas, se um não faz, todo mundo percebe..."

    Acho que é isso aí. Quando se tem uma cultura virtuosa, exceções negativas são apenas exceções. Os imigrantes alemães, assim como ucranianos, poloneses e alguns outros povos europeus, trouxeram consigo, além do conhecimento popular em agricultura, gastronomia e arte, o zelo pelo pouco que se tinha, o não desperdício. Parece que isso continuou através das gerações de várias famílias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John, muito pertinente seu comentário! inclusive quando eu estava lá, percebi que várias calçadas estavam em boas condições e os gramados (tanto das casas como das vias de passeio) estavam cortados. Cheguei a comentar com minha guria que em Gramado, com certeza se 1 vizinho deixar de cortar a grama, ele se destacará negativamente e chamará atenção, justamente por ser a exceção negativa. A cultura disso é muito forte nessas cidades mesmo

      Excluir
  14. Japa, ótimo post sobre viagens. Gramado está na minha lista de destinos para conhecer, junto com a região serra de Santa Catarina.

    Sucesso

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Serra catarinense é muito bonita também! pretendo ir lá ano que vem!

      Abraços

      Excluir
  15. Legal o relato, não conheço Gramado, mas um dia irei conhecer. Você tira 800 reais a cada 4 dias de proventos? Ou foi só a valorização do patrimônio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai Surfista, apesar de lá não ter praias, recomendo Gramado viu!
      Os 800 do texto se referem a aumento de patrimônio sem aportes em um determinado período

      Abraços!

      Excluir
  16. Venha ver a sua colocação no ranking geral!

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo, fiz um blog de finanças e de betismos legal. Acompanha lá e dá uma força. Adicionarei você no meu blogroll, adiciona aí meu blog também! Um abraço!

    Pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir